Você sabe o que 30 universitários dos cursos de Direito, Psicologia, Medicina, Serviço Social e Pedagogia têm em comum? Juntos, eles somam esforços para atuar no ‘Proteção Integral’ – um projeto de extensão do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) de prevenção à violência e apoio às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, estabelecendo sua dinâmica através do exercício da conscientização, com caráter multidisciplinar. O projeto é, ainda, acompanhado pelo Professor da Unit/AL, Dr. Ronald Pinheiro.
O Proteção Integral teve início em setembro de 2020, sendo resultado da inquietação dos próprios alunos pela deficiência dos direitos da criança e do adolescente no estado de Alagoas, assim como a identificação dos alunos com a temática, especificamente na problemática de violência sexual. A partir disso, viram que poderiam contribuir com a causa através de um projeto institucional feito diretamente por acadêmicos da graduação.
A partir disso, diversos projetos e ações sociais passaram a surgir. Hanna Haviva é coordenadora discente do Projeto, e explicou que o ano de 2020 foi de desafios, mas sem pausar as atividades.
“Tivemos um evento de apresentação do projeto (on-line) com a presença de representantes do Ministério Público, Judiciário, uma Psicóloga e Pedagoga. Também participamos da SEMPESq – a Semana de Pesquisa da Unit, com participação de representante da Defensoria Pública, um assistente social e uma outra psicóloga”, contou.
Em dezembro de 2020, uma grande ação social e solidária foi realizada no Lar Batista Marcolina Magalhães, possibilitando um exercício prático de defesa de direitos das crianças e dos adolescentes.
“Levamos produtos de higiene e tivemos um momento interativo com as crianças que estão ali institucionalizadas. Orientamos sobre a proteção do corpo e os direitos fundamentais. Nos preocupamos em seguir todas as normas estabelecidas de biossegurança e tivemos uma equipe reduzida para desempenhar a ação solidária. Foi um momento singular do projeto. Mesmo nem todos estando presentes no dia, todo o grupo se mobilizou e fez acontecer esse momento, sendo este o caráter de nossa causa: a proteção integral dos vulneráveis. Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, podemos concluir que estamos dando início a um lindo trabalho de defesa das crianças e adolescentes alagoanas”, explicou Hanna.
Planejamento 2021
O calendário de atividades para 2021 já começou a ser escrito pelo projeto. Inicialmente, as ações serão realizadas de forma remota – diante da pandemia à qual ainda estamos vivenciando, e visa contar com parceria das coordenações que interagem com o Ministério Público, Delegacia Especializada de Crimes contra a Criança e o Adolescente, Escolas da rede pública e atividades institucionais.
“Quando temos alguma exceção de algo presencial, o professor orientador faz a supervisão e todos os voluntários estão cientes da responsabilidade e seguimento dos protocolos de segurança”, ressaltou.
Conheça mais sobre o Proteção Integral e acompanhe as novidades no instagram @protecaointegralunit