MENU

Projeto de Pesquisa analisa qualidade de vida em mulheres pós câncer de mama

Projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PROBIC é orientado pela Coordenadora de Pesquisa Silmara Mendes

às 20h15
Compartilhe:

As estudantes do 8º período de Fisioterapia da Unit Alagoas, Itahwane Nadine e Larissa de Lima, estão desenvolvendo o projeto de Iniciação Científica “Avaliação da qualidade de vida e vulnerabilidade em Mulheres Pós Câncer de Mama em um Centro de Acolhimento Público de Maceió”. A pesquisa tem orientação da Coordenadora de Pesquisa e professora Dra. Silmara Mendes, e tem como objetivo avaliar a qualidade de vida e vulnerabilidade em mulheres bem como, verificar e identificar o perfil das suas funções físicas e de imagem corporal.

A pesquisa teve início neste semestre e, de acordo com Silmara, a partir dela é esperado que as discentes tragam benefícios para as mulheres voluntárias tendo em vista que o projeto trará resultados para o conhecimento e entendimento das próprias pacientes sobre a sua percepção da qualidade de vida, como também, a sua percepção da imagem corporal.

“Com a pesquisa será possível analisar resultados que são atualmente pouco explorados, nos quais se relacionam às mudanças de percepção funcional e de imagem corporal, assim como mudanças em sua qualidade de vida no âmbito pessoal, social e familiar. Essas análises irão fornecer subsídios para que os tratamentos de mulheres com câncer de mama possam ter intervenções mais assertivas direcionadas ao contexto biopsicossocial dessas mulheres”, explica a coordenadora de pesquisa.

O projeto tem coorientação da Professora Dra. Vaneska da Graça e o apoio da fisioterapeuta Priscila Helena Vanin. Todo o grupo defende o movimento que vise compartilhar informações sobre o controle do câncer de mama, assim como entende que a Campanha Outubro Rosa representa um reforço da importância do autocuidado e amor à vida.

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. 

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.

Compartilhe: