MENU

Projeto de Mentoria recepciona alunos do 1º período de Direito

Mentores desenvolveram atividade prática com simulação real da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas

às 12h37
Compartilhe:

Com o total apoio da Coordenação do Curso de Direito, o Projeto Mentoria recepcionou os calouros de Direito com uma atividade simulada realizada pelos mentores, com a participação e suporte do orientador professor Rodrigo Ferro. A atividade representou uma simulação de uma sessão de julgamento pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, onde os mentores receberam um processo real, com o pedido de autorização a prática de aborto de bebê anencefálico, sendo eles os responsáveis por criarem as razões da apelação, as contrarrazões e os votos proferidos, além deles sustentarem, oralmente, suas teses.

“O que nossos alunos realizaram foi um verdadeiro show de qualidade técnica tanto, na sustentação, quanto na elaboração das teses. Uma maturidade impressionante, principalmente levando em conta que são alunos do quinto e sexto período, o que demonstra o quanto nossas atividades vêm ajudando a moldar verdadeiros profissionais. Muito além do conteúdo dogmático, nossos alunos são capazes de usar tudo o que aprendem em aula e pôr na prática de forma magistral” relata o professor Rodrigo Ferro.

E complementa: “O atual quadro de mentores é composto de antigos mentorandos (alunos que foram acolhidos pelo Projeto Mentoria em 2017 e 2018), o que demonstra o ciclo virtuoso do projeto. Estes meninos que antes foram auxiliados pelo projeto e que não quiseram se desligar após o fim de seus ciclos, agora integram a Mentoria, compartilhando as experiências que tiveram.

O comprometimento e a satisfação dos mentores são perceptíveis, que pode ser muito bem demonstrado pelo relato dos próprios mentores, como é o caso de Isabella, mentora do Curso de Direito:

“O 5° Período já começou com tudo! O Projeto Mentoria simulou uma Sessão Criminal do Tribunal de Justiça como boas-vindas aos calouros de Direito, cuja pauta era o aborto de um feto anencefálico. Uma árdua missão foi ter sido escolhida para ser a representante do Ministério Público e, consequentemente, elaborar uma apelação com o pedido da reforma da sentença de 1° grau para que não fosse permitido o aborto da parte, sendo assim foi uma das experiências mais inesquecíveis do meu curso até então. Tive que ser contrária ao meu próprio pensamento para que elaborasse a minha tese. Gratidão ao Prof. Rodrigo Ferro que me desafiou e me oportunizou esse crescimento e amadurecimento, com a finalidade de saber que para todos os casos no Direito existe sim uma tese a ser defendida, e possibilitando que meu pensamento seja cada vez mais aberto para formular meu posicionamento. Eternamente grata ao meu mentor Vitor Willyan, tendo em vista que foi graças a ele que cresci na oratória/retórica e meus amigos Antônio Carvalho, Vitória Jambo, Carolina Tenório e Agilson por não terem me deixado desistir e sempre me ajudar. Definitivamente estou no curso certo! É através do Direito que encontrei o meu propósito para fazer a diferença em minha sociedade”, ressaltou a estudante.

O Projeto Mentoria é coordenado pelo professor Sergio Accioly e, no curso de Direito, tem como orientador o Professor Rodrigo Ferro.

Texto produzido por Rodrigo Ferro

Compartilhe: