MENU

Projeto de Iniciação Científica tem dois artigos publicados em revista internacional

Orientado pela professora de Nutrição, Danielle Silva, a pesquisa busca disseminação de informação na sociedade

às 17h43
Compartilhe:

Dois artigos científicos vinculados ao projeto de Iniciação Científica “Qualidade de vida de portadores da doença renal crônica assistidos por um Centro de Referência em hemodiálise no estado de Alagoas” foram aceitos para publicação na revista Research, Society and Development. A pesquisa foi conduzida em quase 300 pacientes portadores do agravo e teve orientação da docente do curso de Nutrição da Unit Alagoas, Danielle Alice Vieira da Silva

A professora explica que quando uma pesquisa é iniciada o pesquisador quer, acima de tudo, contribuir para a melhoria da população. E isso pode acontecer de diversas formas. “A disseminação dos resultados por meio da publicação, sem sombra de dúvidas, é uma delas. Essas publicações fortalecem o fazer ciência e nos motiva a continuar”, comenta.

O resultado do aceite desses artigos garante o sucesso do projeto de pesquisa que iniciou como um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A partir dele foi criada a pesquisa de iniciação científica que cresceu e já garantiu frutos: participação em quatro congressos, três TCCs vinculados, dois artigos aceitos e dois em avaliação.

Para João Paulo, aluno que deu o ponta pé inicial a esse projeto, além dos frutos para o lattes, essa experiência abriu portas maiores, pois hoje o mesmo responde como nutricionista no hospital onde a pesquisa foi realizada.

Luana Carolyne e Briza Sthumano, discentes que conduziram a segunda etapa do projeto no hospital consideraram a experiência como enriquecedora para suas formações. “A forma como a iniciação científica é organizada somada a todo processo de acompanhamento feito pela professora foram fundamentais para o sucesso dessa pesquisa, acredito que vivenciar a iniciação é um divisor de águas na vida acadêmica”, falou Luana.

SOBRE A REVISTA

Elencada com qualis A3 na nova classificação da CAPES, a revista Research, Society and Development é uma publicação científica multidisciplinar focada na promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico através da publicação de descobertas em diversas áreas.

Compartilhe: