MENU

Projeto de Extensão realizou atividade em Associação de Moradores do Trapiche

O “Circuito do cuidado a saúde da adolescente” aconteceu em parceria com a prefeitura

às 20h25
Compartilhe:

No último sábado, o Projeto de Extensão da Unit Alagoas “Saúde da Pequena Mulher” realizou o Circuito do Cuidado à Saúde da Adolescente na Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Trapiche (ASSCOMAT). O evento teve parceria da Secretaria da Mulher e teve como objetivo promover o diálogo de estudantes de Medicina sobre as potencialidades e dificuldades do período da adolescência em mulheres.

A coordenadora do projeto, Linda Concita, contou que para o melhor desenvolvimento da atividade, foram utilizadas metodologias ativas que tinham como objetivo fomentar o desenvolvimento da criticidade e autocuidado. “A atividade foi desenvolvida em forma de circuito, em três grupos, onde todos os adolescentes passaram por todas as temáticas”. 

Os temas trabalhados foram: preservativo feminino e masculino; higiene íntima, aparelho reprodutor feminino e menstruação; HIV/AIDS, Sífilis, Hepatites, Gonorreia, HPV, Herpes. 

Ainda de acordo com Linda esta experiência contribuiu para um olhar humanitário e interdisciplinar na prática de saúde possibilitando o exercício do diálogo, a compreensão de diferentes realidades das jovens brasileiras, as práticas educativas com outras tecnologias de comunicação e a vivência na extensão universitária durante sua formação profissional.

Durante o dia também foi ofertada verificação de pressão arterial e glicemia capilar. Ao fim da atividade as adolescentes receberam um kit contendo dois pacotes de absorvente, um calendário menstrual, preservativos feminino e masculino, e um sabonete.

Compartilhe: