MENU

Projeto de Extensão leva conhecimento financeiro às escolas públicas

Iniciativa do curso de Ciências Contábeis apresenta aos alunos do ensino médio princípios de educação fiscal

às 10h27
O projeto de extensão “Educação Fiscal” realizado por professores e estudantes do curso de Contábeis através das disciplinas de Orçamento Público e Práticas de Extensão, estimula a consciência sobre a importância e os efeitos dos tributos e medidas do Governo na vida do cidadão. Até agora, duas escolas foram contempladas, incluindo a Escola Estadual Alberto Torres, no bairro do Bebedouro.
Compartilhe:

A atividade promove nas salas de colégios públicos, uma aula interativa sobre a importância do recolhimento de taxas e tributos aos cofres públicos, impactando no planejamento orçamentário do governo e em suas ações em segurança pública, saúde e moradia. A ação explica, também, quais são os mecanismos da Sefaz para conscientizar os contribuintes, como o Nota Fiscal Cidadã, que permite ao contribuinte o recebimento de parte dos impostos pagos sobre a compra de mercadorias.

A prof. Me. Daniele Galdino, conta que nas ocasiões eles ficam sabendo os impostos que incidem na compra de materiais escolares e outros, aproximando ao máximo o conteúdo exposto da realidade que eles vivem. “A ideia é expandi-lo para que possamos multiplicar esse conhecimento e levar consciência da importância do cidadão na arrecadação do estado”, acrescenta a mestra.

Futuramente, os resultados do trabalho serão expostos na Mostra de Práticas Extensionistas que acontece todos os anos no Centro Universitário Tiradentes – Unit. Em outras oportunidades, o projeto também assistirá ONGs e outras instituições como o Neafa, LACA (Lar de Amparo à Criança para Adoção), CRAE (Centro de Recuperação Animal Esperança) e Lar da Menina. De acordo com o professor Fabiano Duarte, nesses outros locais, os alunos ensinarão aos colaboradores como arrecadar doações e organizar as prioridades na instituição, com fundamentos de contabilidade, além de instruir como negociar e comprar melhor.

“O principal objetivo do projeto Educação Fiscal é demonstrar a importância da arrecadação tributária no exercício da cidadania, queremos incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos, criar condições para uma relação harmoniosa entre o estado e o cidadão. Queremos também que as pessoas entendam o que é administração pública e como ela funciona. Que as pessoas possam ter consciência do que é ser cidadão e o que é exercer a cidadania. Poder sair da faculdade e levar conhecimento para uma escola pública sobre educação fiscal é uma experiência maravilhosa, pois de forma prazerosa, passamos para as pessoas quais são os direitos delas, falamos sobre a função social do tributo e sobre a importância do acompanhamento da aplicação desse recurso. Transmitir conhecimento é uma coisa única”, afirma Nadja de Barros, aluna do 5º período do curso de Ciências Contábeis.

 

Compartilhe: