MENU

Projeto “Cuidando de Quem Ensina” aborda o tema saúde vocal para professores

Com público majoritariamente feminino, durante uma hora, as ouvintes receberam dicas para evitar futuros distúrbios que afetem a fala

às 20h45
O projeto “Cuidando de Quem Ensina” trouxe a tona o cuidado com o uso da voz no ambiente de trabalho de professores, durante palestra nesta quinta-feira (26). O evento foi realizado no anfiteatro da pós-graduação do Centro Universitário Tiradentes (UNIT) e destacou-se por ter um público majoritariamente feminino. Os ouvintes presentes receberam a todo o momento dicas de como preservar distúrbios futuros.
Público majoritário: professoras do Centro Universitário Tiradentes prestigiam palestra
Compartilhe:

Para a palestrante especializada em fonoaudiologia do trabalho Kristine Calheiros, o fato de terem mais mulheres presentes é por que o curso de psicologia da UNIT tem mais professoras. Ainda de acordo com ela, os problemas vocais são as patologias que mais afastam professores da sala de aula e que as instituições de ensino devem levar o conhecimento e instrumentos para a utilização correta da voz. “Poderia ser colocado em prática a aquisição de microfones como EPI (equipamento de proteção individual) para os profissionais ou submetê-los a avaliações anuais com otorrinolaringologistas”, aconselhou.

A especialista conduziu o papo sobre os hábitos mais comuns na vida dos profissionais da educação mais próxima da plateia ao mesmo tempo em que questionava e instigava para que os presentes fossem mais participativos. Também explicou que o repouso da voz é um ponto forte. Por outro lado, deve ser evitado o pigarro, competição sonora, pastilhas ou sprays que causem uma falsa sensação de alívio e exposição prolongada ao ar condicionado.

Tendo isso em vista, a ouvinte e professora do curso de psicologia da UNIT Mariana Yezzi contou que a proposta da palestra é válida para que se tenha um cuidado maior com a saúde. “Às vezes nós achamos que certos hábitos corriqueiros não vão influenciar a nossa voz, mas elas têm um impacto muito grande. Agora já sei o que é necessário e vou procurar fazer”, disse.

Cuidando de Quem Ensina – É um projeto realizado no Centro Universitário Tiradentes que busca discutir através de palestras as formas para prevenir doenças que atingem os profissionais da educação. Além disso, é organizado pelas alunas de psicologia Nayanne Freitas e Yakira Azevedo.

Sobre a Palestrante

Kristine Calheiros – É fonoaudióloga e especialista em fonoaudialogia do trabalho. Atualmente trabalha na Fonoclin-saúde e segurança do trabalho. Além disso, atuou até o inicio do ano na Perícia Médica do Estado.

Texto feito por Assessoria.

Compartilhe: