MENU

Programa com cursos de Mestrado e Doutorado da Unit é nota 5 na CAPES

Resultado da Avaliação Quadrienal da Capes foi divulgada no último dia 12 de setembro

às 21h11
Compartilhe:

O resultado da avaliação quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), atesta a qualidade dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (SOTEPP) do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas.  O Programa subiu de conceito e obteve nota 5. A Capes é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.

A avaliação periódica de programas de pós-graduação é expressa em notas, numa escala de 1 a 7, e é atribuída ao Programa após análise dos indicadores referentes ao período avaliado. Esta análise é conduzida pelas comissões de área de avaliação e, posteriormente, no Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), que homologa os resultados finais. São estes resultados que fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento no período subsequente.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unit Alagoas, Verônica Marques destacou como o Programa SOTEPP, vem ao longo de 6 anos de atuação, tendo destaque e conquistas. “Com aprovação em 2015 com nota 4, iniciamos em 2016 a primeira turma do curso de Mestrado. Em 2018 aprovamos o curso de Doutorado que iniciou sua primeira turma em 2019. Nossos primeiros doutores começaram a defender suas teses recentemente (a primeira defesa ocorreu em outubro de 2021) e com pouco mais de 6 anos de funcionamento, somos um Programa de Pós-graduação nota 5”. 

Para Verônica, o reconhecimento é fruto do engajamento e dedicação dos docentes, discentes e egressos, assim como dos técnicos administrativos e gestores da Unit Alagoas e do Grupo Tiradentes. “O aprendizado com os PPGs mais experientes da Universidade Tiradentes – Unit SE, que não só inspiraram o SOTEPP, mas apoiaram a construção do programa e são parceiros durante toda a jornada, foram componentes essenciais para os resultados. A qualidade das dissertações, as publicações compartilhadas, bem como a inserção dos egressos no mercado de trabalho foram diferenciais para o salto da nota do PPG de 4 para 5. Outra importante variável nessa história de sucesso é o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), CNPq e da própria Capes, que financiaram e financiam pesquisas, eventos, publicações e concedem bolsas de mestrado, doutorado, e agora em 2022 e 2023, bolsas de pós-doutorado”.

A Pró-reitora também acrescenta o apoio da Reitoria, Pró-reitoria e de todos os setores da Unit Alagoas. “Desde à disponibilidade de infra-estrutura, apoio de Tecnologia e Informação, assim como DAAF, Biblioteca, Marketing, o resultado do SOTEPP é um resultado institucional de investimento do Grupo Tiradentes de qualidade na formação de recursos Humanos”.

Sobre o SOTEPP

Os Cursos de Mestrado e Doutorado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas contemplam diversas ciências humanas, tecnológicas e sociais aplicadas, conjugando perspectivas que não se encontram reunidas noutros cursos disciplinares e apoiados em outras áreas do conhecimento como engenharias e saúde pública. O leque de disciplinas e seminários proposto abrange as áreas do Planejamento Urbano e Regional, Direito, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Economia, Arquitetura, Administração Pública, Serviço Social, Saúde Pública, Comunicação, Engenharia de Produção, Nutrição, Gestão Ambiental e Patrimônio Cultural.

Mais informações sobre os cursos de Mestrado e Doutorado podem ser solicitadas através do e-mail: sotepp@al.unit.br ou (82) 3311-3113.

Compartilhe: