MENU

Profissionais de renome na área da Comunicação participam de aulas remotas

Docentes da Unit convidam profissionais que já estão no mercado para proporcionar aos estudantes trocas de experiências dos assuntos tratados nas disciplinas

às 16h54
Marina Rossi, jornalista do El País
Marina Rossi, jornalista do El País
Aula com o fotógrafo Arnaldo Medeiro
Compartilhe:

Os cursos de Comunicação  – Jornalismo e Publicidade e Propaganda – do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL), adequaram sua metodologia de ensino/aprendizagem e vêm mantendo uma agenda participativa de discussão remota dos seus alunos com alguns profissionais de renome no mercado alagoano e nacional.

O objetivo é proporcionar aos estudantes uma troca de experiências dos assuntos que competem ao universo das disciplinas, com profissionais que exercem tais conceitos no seu dia-a-dia, durante o exercício profissional. As disciplinas contempladas com essa iniciativa de trabalho vão de Fotografia (Publicitária e Jornalística) à Produção Textual – sem esquecer de Métodos e Técnicas para Produção de Ideias e Jornalismo Digital.

De acordo com o professor Beto Macário, iniciativas como essa tem repercutido bem entre os discentes. “A recepção dos estudantes tem sido extremamente positiva. Em uma situação normal, de maneira presencial, seria mais complicado debater com Rodrigo Alves, comentarista da SporTV e responsável pelos podcasts Dois Pontos e Vida de Jornalista, a referência espaço-temporal de construções narrativas radiofônicas: mais precisamente, podcasts”.

Este direcionamento já aponta como se dá a escolha dos profissionais e os assuntos contemplados com este formato. “Nós trabalhamos um conceito em sala de aula e marcamos encontros remotos interdisciplinares, entre algumas disciplinas, para debater o conceito e como os convidados devolvem estes assuntos em sua prática profissional. O sucesso desse formato se dá porque os estudantes têm a possibilidade de debater a aplicação dos conceitos, em tempo real com os profissionais e de maneira muito mais pontual – do que em qualquer exposição em uma palestra, por exemplo”, destaca o docente.

Feedbacks

Para o estudante do sexto período de jornalismo Matheus Xavier, a experiência mesmo à distância foi uma oportunidade única e produtiva. “Eu e os meus colegas de turma, além de entrevistar profissionais que admiramos, podemos esclarecer dúvidas sobre o funcionamento das grandes redações de sites e jornais que nós consumimos todos os dias, e a forma de se produzir jornalismo nesses lugares”.

Para Cerise Ferrari, professora do curso de Publicidade e Propaganda, o feedback dos alunos é muito positivo. “Eles ficam super empolgados e participativos, fazem perguntas, pegam contatos dos profissionais para estreitar ainda mais os conhecimentos e dicas sobre o mercado. Na participação da Lívia Bezerra, Mídia da Publipix, por exemplo, ela falou um pouco sobre como é o planejamento de mídia de um cliente nacional. Já o Renato Braga, Diretor de Arte da Six Propaganda, falou sobre atendimento aos clientes neste período de pandemia”, ressalta Cerise. 

Só neste mês, estiveram presentes em aulas remotas da Unit com os estudantes: Renato Braga, Diretor de Arte na Six Propaganda; Lívia Bezerra, Mídia da Publipix; Marina Rossi, do jornal El País Brasil; Rodrigo Alves (citado anteriormente); Bruno Aragaki e Carlos Madeiro, editor e correspondente Nordeste do portal UOL; Avener Prado, fotojornalista ex-folha de S. Paulo e produtor de conteúdo do Le Monde; além do fotógrafo publicitário, Arnaldo Medeiros. E a agenda não para por aí, para a segunda unidade mais convidados deverão contribuir com este formato.

Por Prof. Beto Macário com Asscom

Compartilhe: