MENU

Profissionais da saúde realizam treinamento no Centro de Simulação Realística da Unit

Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Fisioterapeutas do Hospital Veredas que atuam na linha de frente do Covid-19 tiveram capacitações teóricas e práticas

às 19h48
Colaboradores do Hospital Veredas em treinamento
Colaboradores do Hospital Veredas em treinamento
Compartilhe:

A parceria do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) e o Hospital Veredas tornou possível a capacitação, de forma realística, de profissionais da saúde, em meio ao enfrentamento à pandemia de Covid-19. Durante este mês de abril, os colaboradores do Hospital Veredas que atuam em Unidades de Tratamento Intensivos (UTI) participaram de treinamentos teóricos e práticos no Centro de Simulação Realística (CSIM) da Unit, localizado dentro do complexo hospitalar. 

Durante os treinamentos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Fisioterapeutas foram acompanhados pelo Médico Dr. Yuri Cavalcante Albuquerque, do Hospital Veredas, e a Enfermeira e Coordenadora do CSIM, Jackelyne Oliveira. Através da simulação realística, os profissionais trabalharam suas habilidades técnicas e não técnicas nos temas de biosegurança, intubação segura e posição prona.  

Além disso, a prática da lavagem correta das mãos e paramentação segura também foram trabalhados. Práticas como essas são de fundamental importância para garantir a segurança dos profissionais e no manejo com pacientes com o novo coronavírus. 

CSIM Unit AL

A simulação realística em saúde tem sido uma estratégia explorada nos laboratórios de ensino e centros de simulações para proporcionar um ambiente reflexivo e de transformação para o desenvolvimento de competências essenciais ao cuidado centrado no paciente e alcance dos objetivos e resultados propostos neste processo de aprendizagem e aprimoramento 

O CSIM possibilita aos estudantes de Medicina da Unit em Alagoas uma melhor capacitação em relação ao atendimento clínico e de urgência. O laboratório, localizado dentro do complexo do Hospital Veredas, no bairro do Farol, possui manequins que simulam pacientes e um sistema completo que permite simular sintomas clínicos e sinais vitais de um paciente. 

O espaço dispõe de computadores, dois manequins (um adulto e um infantil), dois miniauditórios, salas de debriefing para que os alunos possam acompanhar o atendimento realizado por outros estudantes na sala de simulação e equipamentos necessários para a realização do atendimento. A aula também é gravada para possibilitar a discussão das atividades realizadas na sala de simulação em um segundo momento por alunos e professor. 

Dentre os diversos tipos de atendimentos que os estudantes realizarão na sala de simulação estão, por exemplo, intubação, reanimação e administração de medicamentos. 

Compartilhe: