MENU

Professores publicaram artigo sobre poluição do ar durante a quarentena

O estudo apresentado no artigo se deu a partir da diminuição da poluição do ar proporcionada pelo isolamento social, ocasionado pela pandemia da Covid-19

às 14h36
polluted city background
polluted city background
Compartilhe:

Os professores Diego Rodrigues e Janaína Junkes do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (Sotepp) da Unit Alagoas publicaram o artigo “When the earth stood still: air pollution during the Covid-19 quarantine – the case of São Paulo and Rio de Janeiro” (Quando a terra parou: poluição do ar durante a quarentena de Covid-19 – caso de São Paulo e Rio de Janeiro) na revista Sustentabilidade em Debate da Universidade de Brasília (UnB). O trabalho teve ainda como coautoras a doutoranda Tainá Lima e a mestranda Giulia França, também do programa.

O estudo apresentado no artigo se deu a partir da diminuição da poluição do ar proporcionada pelo isolamento social, principalmente nos grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro. Para isto, foram necessárias medições de Material Particulado (PM10), Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Nitrogênio (NO2) e Ozônio (O3), realizadas pelas secretarias de meio ambiente das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, durante dois meses. em 2020. 

Após isso, foram comparados os dados dos meses correspondentes de 2019, relativos ao índice de isolamento social, medido pelo Instituto de Matemática e Estatística de São Paulo (IME-USP). Os resultados mostram uma diminuição significativa no NO2 e CO e um aumento no O3, e pouca mudança no Material Particulado.

Para ter acesso ao trabalho completo clique aqui.

SOBRE A REVISTA

A revista Sustentabilidade em Debate (SeD) publica textos originais, baseados em pesquisa interdisciplinar, capazes de alcançar forte impacto sobre os estudos conduzidos nos campos do desenvolvimento sustentável e nas políticas da sustentabilidade, em escala global. Devido à sua política de internacionalização, todos os trabalhos publicados na SeD são em inglês, possibilitando que, uma vez publicados, se tornem mais visíveis e acessíveis aos leitores de todo o mundo.

Compartilhe: