Os livros foram escolhidos para publicação a partir de uma seleção de textos feita pela Editora da Universidade Federal de Alagoas – EDUFAL. O livro do professor Albani de Barros tem o título: “Para Além de Prometeu? Críticas às teorias da superação do trabalho pela tecnologia no contexto da acumulação destrutiva”. Trata-se de uma versão de sua dissertação de mestrado em Serviço Social, a partir de uma análise filosófica e econômica sobre contexto do trabalho no cenário contemporâneo, com base na teoria marxiana.
Já o livro da professora Maria Alcina Terto Lins, é uma coletânea de diversos textos inéditos, organizada em conjunto com a professora da UFAL Rosa Lúcia Predes Trindade, sobre a atuação profissional dos assistentes sociais, com o título: “Assistente Social: Trabalhador/a Assalariado/a – fundamentos teóricos e históricos para uma análise crítica”.
Os dois professores também são autores de textos que estão numa terceira obra, sob o título “Trabalho, Politica, Vida Cotidiana e Serviço Social”, coletânea com vários artigos de diferentes autores.