MENU

Professores de Medicina participam de pós-graduação em Metodologias Ativas

O curso de especialização teve como foco o PBL

às 18h31
Entre professores, coordenadores e técnicos ligados ao curso de Medicina, participaram ao todo 35 colaboradores nesta pós-graduação. As aulas tiveram início em outubro de 2017, organizado em 10 encontros e com previsão de entrega do TCC no final de agosto deste ano.
Compartilhe:

A especialização aconteceu no Centro Universitário Tiradentes – Unit – e utilizou vários cenários: salas de aulas, salas de tutorias, anfiteatro e auditório. Na oportunidade, foram vistas diversas estratégias de ensino-aprendizagem: Problem Based Learning (PBL) Team Based Learning (TBL); Oficinas de Trabalho; Exposições Dialogadas; Jogos Dramáticos; Reformulação dos Programas em decorrência das novas DCNs; Processamento de Situações Problemas; Journal Club; Dinâmicas integradoras.

O curso foi realizado em cinco Unidades Curriculares que perpassaram todos os encontros:

UC1 – Identificando as necessidades na formação do Ensino Superior em Medicina;

UC2 – Implantando Sistemas de Avaliação Programática;

UC3 – Inovações em Currículos e Formação de docentes na Graduação de Medicina;

UCT 1 – Implantando novas Estratégias de Ensino – Aprendizagem;

UCT 2 – Projetos de Intervenção.

Segundo a professora Nilza Amaral, o curso contribuiu para que os profissionais envolvidos possam, após essa experiência, analisar de forma crítica os atuais e futuros cenários de formação do profissional médico, orientados pelos princípios de ampliação do acesso, qualidade e integralidade. “Esse curso de especialização proporcionou também aos docentes aprimorarem a sua formação a partir de um perfil de competência para implantação de programas educacionais de aprimoramento contínuo”, acrescenta Nilza.

Compartilhe: