O Centro Universitário Tiradentes – Unit reúne profissionais que se destacam no universo acadêmico. Nesta última sexta-feira (26), ás 19h30min, na livraria Leitura, no Parque Shopping os professores Diego Freitas e Pedro Simonard lançaram seus livros para alunos e familiares.
Entre uma taça de vinho e outra as publicações puderam ser apreciadas e autógrafos concedidos. O momento foi oportuno para que todos os alunos pudessem conferir as produções de seus professores.
Autores & Livros
Pedro Simonard é Doutor em Ciências Sociais e professor titular do Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Sociais – NPGCS – da Faculdade Integrada Tiradentes. Ele lançou o livro “A construção da tradição no Jongo da Serrinha: Uma etnografia visual do seu processo de espetacularização”.
A obra faz parte da coleção Diálogos Intempestivos da Editora Universidade Federal do Ceará-UFC- e apresenta as tradições do jongo, uma dança/ritmo de origem escrava presente na região Sudeste do Brasil. As pessoas se reuniam em rodas, cantando e dançando, o que chamavam de “dança de umbigada”, mas com o passar do tempo o ritmo foi perdendo espaço para o samba, principalmente no Rio de Janeiro. A comunidade de Serrinha, no Rio de Janeiro, persiste na preservação do jongo, na tentativa de repassar a tradição às crianças. O problema consiste na saída dos homens para o trabalho, e as mulheres que ficam na responsabilidade de cuidar das casas e das crianças são impedidas de comandar a roda de jongo, e de dar continuidade à tradição. “O grupo de jongo da Serrinha começou a se preocupar em repassar os costumes às crianças. Se não tem criança a tradição e os costumes não perduram”, afirma o autor do livro.
Diego Freitas é doutor em Ciência Política, pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), professor titular I do Centro Universitário Tiradentes e Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Saúde e Ambiente da UNIT.
Ele lançou um livro que é resultado de sua tese de doutorado em Ciência Política com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa em São Paulo (FAPESP), defendida em março de 2013, sobre a política brasileira de mudanças climáticas. Ele é voltado para gestores, pesquisadores na área de Políticas Públicas e Gestão Ambiental, estudantes de graduação, pós-graduação e interessados pelo tema das mudanças climáticas.