MENU

Professora do Unit de Odontologia conclui Doutorado


às 12h44
O Centro Universitário Tiradentes – Unit fomenta a educação superior no Estado de Alagoas e acredita na produção cientifica. A professora do curso de Odontologia Rafaela Vasconcelos concluiu Doutorado na Unesp de São José dos Campos – SP e sua tese teve como título “A avaliação da influência de materiais obturadores endodônticos na resistência de união adesiva de pinos de fibra de vidro cimentados” .
Compartilhe:

Objetivo dessa avaliação, in vitro, foi devido a uma lacuna nos estudos já realizados quanto a perda de resistência adesiva de pinos de fibra de vidro (os pinos são utilizados geralmente em coroas dentárias muito comprometidas para aumentar a retenção do material restaurador) em dentes que foram tratados endodonticamente.

O estudo também visou ajudar o cirurgião dentista a avaliar o melhor cimento endodôntico a ser utilizado durante o tratamento endodôntico de um dente que necessitaria receber um pino, considerando a durabilidade da restauração bem como a manutenção da função do elemento dental.

Para que o estudo fosse realizado foram utilizados dentes humanos extraídos e quatro tipos de cimentos endodônticos com diferentes composições, para obter os resultados foram utilizadas três análises a primeira com o Teste de Push out, em seguida uma análise em Estereomicróscopio e por fim uma análise das amostras por Espectroscopia de energia dispersiva.

“Essa conquista foi importante para o crescimento tanto do ponto de vista pessoal como profissional. No profissional, o doutorado contribuiu para o conhecimento de novas metodologias científicas, desenvolvimento de projetos que agregavam a pesquisa com a clínica, publicações, senso crítico, contatos profissionais, além da oportunidade de ter uma experiência de pesquisa a nível internacional durante o doutorado “sanduíche” na University of the Pacific Arthur A. Dugoni, São Francisco, USA” afirma Rafaela.

Compartilhe: