V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Professor utiliza aplicativo para realização das Medidas de Eficiência

O recurso do Plickers ganhou a atenção e aprovação dos estudantes

às 20h33
Como uma alternativa de avaliar os discentes maneira inovadora e ao mesmo tempo divertida para todos, o professor MSc. Fabiano Brião utiliza o aplicativo Plickers para medir os conhecimentos dos alunos de ciência da computação e engenharias. Além disso, a ideia tornou o processo de correção das M.E.s mais rápido e envolveu os estudantes com o conteúdo abordado.
Compartilhe:

O Plickers funciona no smartphone de forma paralela a uma conta no site com o login efetuado. Na web é possível elaborar testes com questões fechadas de múltipla escolha com no máximo quatro possibilidades para resposta e questões de verdadeiro ou falso. Ou até mesmo estudos para produção de dados. O aplicativo possui versão gratuita e versões pagas que incluem outros recursos.

Funcionamento

O aplicativo opera registrando no modo câmera do smartphone a leitura dos códigos que ficam nas mãos dos estudantes, virados para o professor. No momento da resposta das questões o estudante vê as questões separadamente no Datashow e responde mostrando o código. Por fim, ele aguarda o término da apuração.

As notas dos alunos podem ser disponibilizadas no momento do teste ou final, tornando o processo mais simples e ágil.

“‘Os estudantes acham interessante a metodologia, e divertem-se respondendo as questões. Agora, eu estou pensando em realizar essas medidas de eficiência de forma mais fragmentada, por que assim eu consigo avaliar melhor cada um dos estudantes, individualmente”, conta Brião.

Compartilhe: