MENU

Professor lança livro digital sobre cantos de louvor em língua iorubá

O material serve como fonte primária de pesquisa para assuntos da área

às 10h50
O docente Pedro Simonard do Centro Universitário Tiradentes – Unit, em parceria com o professor Ajibola Isau Badiru e sua mãe, Abolupe Badiru, lançaram o livro “Cantos cristãos de louvor em língua iorubá”. A pesquisa, divulgada recentemente em material digital, permite que o leitor compreenda melhor a relação de catequização protestante na Nigéria com os cantos religiosos, e como eles facilitaram esse processo.
Compartilhe:

De acordo com o professor Pedro, o e-book pode ser usado para estudos em diversas áreas humanas e está disponível em três línguas – português, inglês e iorubá. “Ele é interessante para quem trabalha com religião, seja um sociólogo, um antropólogo ou um linguista, o leitor pode ler e ouvir a mãe do professor Ajibola cantando em acapella o ioruba. Nós conseguimos transformar uma fonte primária inacessível em um material acessível”, conta.

No candomblé, a língua iorubá é cantada nas canções religiosas, presente desde a chegada dos primeiros africanos no Brasil. Entretanto, o iorubá do brasileiro já passou por uma série de influencias da própria cultura local, do sotaque à pronuncia das palavras. No caso do livro, consegue-se ouvir de uma pessoa que tem o iorubá como lingua materna, cantando músicas do candomblé e cristãs.

“O interessante de se ver é que as cantigas de louvor são muito parecidas com as do candomblé, por que quando os missionários protestantes chegaram na África para catequizar essas pessoas no final do século XIX, começo do século XX, eles se utilizaram de elementos da cultura africana para facilitar o processo. Como por exemplo, em algumas músicas, ao invés de ‘Yemanjá’ tem ‘Lord’, ou ao invés de ‘Oxum’ tem ‘Jesus’”, diz.

O livro pode ser adquirido através do link https://www.lojabonecker.com.br/cantos-cristaos-de-louvor-em-lingua-ioruba no site da Bonecker Editora.

Compartilhe: