MENU

Professor do Unit desenvolve projeto voltado para o Rio São Francisco


às 11h54
O Centro Universitário Tiradentes – Unit acredita no ensino, pesquisa e extensão, fomentando a prática de produções acadêmicas e iniciativas que visem o desenvolvimento no Estado de Alagoas. O professor Djair Felix, que é Doutor em Fitotecnia, desenvolveu o projeto “Análise da Importância do Correto dimensionamento dos vertedores em barragens e suas influências ecológicas e socioeconômicas: Estudo de caso da hidrelétrica de Xingó”, que terá a duração de um ano e traçará estratégias dentro de um planejamento estrutural e hidráulico.
Aluna Jéssica e Professor Djair
Aluna Jéssica e Professor Djair
Compartilhe:

Vertedor é uma obra de engenharia hidráulica, que consiste em um canal construído artificialmente, com a finalidade de conduzir a água de forma segura através de uma barreira. Eles são utilizados como medidores de vazão e como controladores do nível de água. Em barragens serve como sistema de escape, impedindo a passagem da água por cima da barragem quando ocorrem chuvas ou aumento da vazão – característica que o torna quesito de segurança em barragens.

Em uma usina hidrelétrica, quando o reservatório apresenta carga hidráulica acima do permitido a agua deve ser extravasada de forma segura através um canal ou túnel da montante para a jusante. Esse canal ou túnel é o vertedor, que nada mais é do que órgão de segurança da usina.

Sendo o vertedor a estrutura hidráulica que regula a passagem de água do reservatório (represa) para o leito do rio (canal de fuga), quando sua abertura não é realizada com frequência, o nível do rio pode baixar. Essa diminuição comprometerá a pesca, dificultará a navegação, o turismo, à agricultura, ocasionando dessa forma, um impacto negativo na economia ribeirinha. A vazão do rio diminuindo haverá mudança no ecossistema local, pois, áreas antes submersas ficarão expostas a outros ambientes. Também irá influenciar a fauna e flora, pois algumas espécies necessitam de condições ideais para se reproduzir.

O projeto foi pensado para explicar a importância dos vertedores em barragens e destacar as devidas consequências de um mau dimensionamento. Além de identificar toda a complexidade que existe no dimensionamento de vertedores, explicando todos os pontos relevantes que devem ser observados antes de fazer o dimensionamento. Ele também apresenta os impactos sociais, econômicos e ambientais que existentes por trás da construção da hidrelétrica de Xingó e esclarece de forma sucinta, como se dá a construção de uma hidrelétrica.

A análise se realizada em dois momentos: o primeiro, será feita toda a modelagem de vazão, o cálculo, e dimensionamento no laboratório do Unit, com os aparatos para dimensionar o tipo de vertedor e como determinar a vazão. O segundo, a bolsista vai até a usina hidrelétrica de Xingó, para verificar como eles controlam a vazão do Rio São Francisco

Construção do projeto:

Durante a disciplina de hidráulica, a aluna Jéssica Dantas, do 7º período de Engenharia Civil, mostrou interesse na área. Após a conclusão da disciplina, ela se reuniu com o professor Djair para pensar no tema para associar hidráulica com engenharia civil, pensando nos benefícios: sociais, econômicos e ambientais na bacia hidrográfica do Rio São Francisco.

Foi ai onde Jessica pôde se aprofundar no tema e após algumas pesquisas em literatura, ela pôde redigir o relatório, que após correções e sugestões do professor orientador, foi enviado para o Edital de Seleção de Projetos de Iniciação Científica № 02/2015 da UNIT-AL.

“Sempre tive muito interesse em participar de uma iniciação científica e essa pesquisa posso dizer com toda certeza que veio na hora e no momento certo, o universo acadêmico tem muito a nos acrescentar em todos os sentidos, posso afirmar que o aprendizado que estou tendo não é apenas em uma determinada área do conhecimento e sim abrangente, coisas que posso agregar tanto na minha vida pessoal como profissional, a iniciação científica é o primeiro passo para quem pretende ingressar no universo científico”

“Diante das atividades que serão desenvolvidas nesses estudo, os benefícios não restringem apenas ao Estado de Alagoas, mas sim, para a bacia do Rio São Francisco. As benfeitorias serão realizadas nas áreas do meio ambiente e economia, e também, para população da região banhada pelo “Velho Chico”. Podemos detalhar essas contribuições através da vazão ideal para que seja possível à pesca, a utilização da água para abastecimento público e irrigação. O turismo é outra área importante na região, pois, contribui para economia local. A navegação também é um ponto fragilizado, pois, as frequentes reduções na vazão do rio impossibilitam esse meio de transporte que já foi um dos principais na região. Então, tendo em vista que esse estudo terá como um dos objetivos proporcionar o aumento da vazão no Rio São Francisco, a contribuição será positiva para o desenvolvimento do Estado de Alagoas”, coloca o professor Djair.

O estudo é apoiado com uma das 15 bolsas concedidas à Unit pelo Governo de Alagoas, através da Fapeal, estendendo à rede privada de Ensino Superior o mesmo incentivo à pesquisa que já é dado para os estudantes das instituições públicas estaduais e federais.

“Queremos parabenizar o Prof. Dr. Djair Felix da Silva e a aluna Jéssica Dantas pelo projeto aprovado na Seleção de Projetos de Iniciação Científica № 02/2015 da UNIT-AL. Isso tem um significado muito importante para o curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Tiradentes, na medida em que estamos incentivando nossos alunos e professores a trilharem o caminho da pesquisa e não só isso, mas enquanto pesquisador, ter um olhar na responsabilidade social e ambiental que a pesquisa requer. Nesse sentido, o projeto aprovado tem como proposta, analisar a importância do Correto dimensionamento dos vertedores na hidrelétrica de Xingó e elucidar os impactos sociais, econômicos e ambientais existentes por trás da construção da hidrelétrica”, coloca Jessé Pimentel coordenador do curso de Engenharia Civil.

 

 

Compartilhe: