MENU

Professor ganha prêmio de Jornalismo Científico

O docente ficou em primeiro lugar na categoria "Reportagem de TV"

às 01h00
Na noite do último domingo (9), o professor Marcus Toledo foi um dos destaques do Prêmio José Marques de Melo com a reportagem especial intitulada “Quede Água?”. O trabalho premiado pretende mostrar o conhecimento técnico, aliado a uma solução simples, para levar água a comunidades carentes. Um dos objetivos do evento é justamente sensibilizar e promover a produção jornalística que retrate a importância da ciência, tecnologia e inovação na sociedade, valorizando iniciativas nesta área.
Compartilhe:

Apesar de já ter conquistado outros prêmios ao longo de sua carreira, Toledo diz que dessa vez foi especial. Por se tratar de uma videorreportagem, ele atuou como repórter, editor e cinegrafista. No entanto, na produção executiva, o docente contou com a ajuda dos alunos do 8º período de Jornalismo, Naildo Pedro e Higo Fernando. Eles visitaram as localidades, conversaram com pessoas, deixaram tudo agendado para o dia da matéria. “Foi um trabalho a seis mãos, na execução eles me acompanharam a todos os locais”, conta o professor.

De acordo com o estudante Higo Fernando, a ideia da pauta surgiu de uma matéria sobre recuperação de nascentes que eles fizeram para a disciplina de Telejornalismo II e despertou o interesse do professor. A partir daí, a matéria foi regravada, corrigindo alguns aspectos para concorrer ao prêmio. Segundo Naildo, foi gratificante ver o reconhecimento de um árduo trabalho.

“O maior prêmio para nós foi ver que as pessoas foram alcançadas pelo que queríamos mostrar, pelas realidades que se fazem presente perto de nós e muitas vezes nem sabemos. Acreditamos que o prêmio maior estar por vir, que é justamente a transformação na vida daquelas pessoas que ainda não foram contempladas pelo acesso digno a água, um direito de qualquer ser humano.”, diz Naildo.

Confira a reportagem clicando aqui.

Compartilhe: