MENU

Professor compartilha suas experiências na advocacia

Com mais de vinte anos de carreira, Gustavo Veras atua na advocacia das área trabalhista e previdenciária

às 16h42
Compartilhe:

Responsáveis por representar os cidadãos perante a justiça, os advogados são profissionais graduados em Direito que atuam de acordo com a Ordem de Advogados do Brasil (OAB). Hoje, dia 11 de agosto, a profissão da advocacia é celebrada como um marco da sua importância na sociedade.

O advogado e professor da Unit Alagoas, Gustavo Veras, comenta que atualmente a advocacia tem se tornado uma área de muita concorrência devido ao número de profissionais formados, o que acaba gerando uma alta competitividade. Por outro lado, a advocacia tem um leque de opções de atuação principalmente com as questões tecnológicas e digitais que estão surgindo.

Com mais de vinte anos como advogado, Gustavo lembra que seu início de carreira, assim como de muitos, foi difícil. “Na minha época era tudo mais complicado porque não tínhamos o desenvolvimento da internet e redes sociais como hoje. Então os contatos eram feitos pessoalmente. Era preciso ter ao menos estagiado em algum escritório e o concurso era o único caminho para ser bem-sucedido na carreira”, relembra.

Com muita persistência e dedicação, o professor conseguiu se destacar na área não só devido ao seu conhecimento teórico, mas também pelo networking. “As amizades e parcerias são imprescindíveis para se tornar bem-sucedido porque não há nada melhor do que indicar ou ser indicado por alguém e assim construir parcerias”, comenta.

Atualmente, Gustavo atua como advogado trabalhista e previdencialista especializado nas demandas que envolvem o empregado. Ele também advoga em sindicatos e dá aula de Direito Trabalhista e Previdenciário.

Curso de Direito

A graduação em Direito está dentro das Ciências Humanas e por isso tem bastante teoria, especialmente nos primeiros três anos de curso. Desse modo, as atividades práticas complementam as teóricas e focam no desenvolvimento dos estudantes por meio de simulações de julgamentos e práticas jurídicas reais.

Ao concluir a graduação em Direito, o estudante obtém o título de bacharel e pode exercer a profissão seguindo, assim, carreira como advogado ou jurista. No entanto, para atuar como advogado, o bacharel em Direito deverá ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já para atuar no serviço público, é necessário concurso. De toda forma, para alguns cargos exige-se, além de ter sido aprovado na OAB, um período mínimo de 3 anos de atuação jurídica.

Compartilhe: