MENU

Procura pelo Napps teve aumento durante a pandemia

Setor identificou crescimento de casos de ansiedade e transtornos de aprendizagem em 2020, ano em que tivemos o ápice da pandemia

às 18h03
Compartilhe:

O mês de Setembro acende um alerta sobre a importância das pessoas buscarem ajuda aos primeiros sinais de esgotamento mental e para a prevenção ao suicídio. O Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps) da Unit Alagoas teve uma alta procura em 2020, ano marcado pela ascensão da pandemia do coronavírus, principalmente por acadêmicos com queixas de ansiedade e transtornos de aprendizagem. 

O setor, que trata principalmente na organização e planejamento de estudos, também proporciona um suporte inicial em questões psicológicas. De acordo com Verônica Wolff, psicopedagoga do Napps, no último ano houve uma procura significativa na parte da psicologia. 

“A procura de acompanhamento psicológico devido a ansiedade de estarem dentro de casa e não saberem como será o dia seguinte com a pandemia e casos de depressão de alunos já com acompanhamento psicológico aumentou muito”, explicou.

Outro ponto, ainda de acordo com a profissional, foi aumento de estudantes com transtornos de aprendizagem. “Muitos alunos calouros, de primeiro período, já nos procuram com laudos médicos indicando o déficit de atenção”, comentou Verônica que atua no Napps desde 2014 auxiliando na melhoria do desempenho acadêmico do corpo discente da Unit AL.

Oferecendo serviços a toda comunidade acadêmica da instituição, o Napps atualmente está realizando atendimentos de forma remota com agendamento através do e-mail napps@al.unit.br. Os agendamentos se fazem necessários para que se possa ter um atendimento individualizado.

Buscando ajuda na pandemia

A colaboradora do Grupo Tiradentes, que atua no Centro Universitário Tiradentes – Unit/AL, Karina de Oliveira, graduada em Fisioterapia, passou pelo acolhimento do Programa de Acolhimento ao Colaborador (PAC) durante a pandemia.

“Foi primordial ter procurado este atendimento, e fez uma grande diferença em minha vida. E em apenas uma conversa já foi um grande alívio para tirar a aflição que eu estava passando, de fatos que aconteceram na minha vida que mudou muito a minha rotina”. 

O PAC é uma iniciativa da Diretoria de Recursos Humanos do Grupo Tiradentes. Para agendar o atendimento, o colaborador deve enviar e-mail para acolhimento@grupotiradentes.com, manifestando o interesse de ser acolhido e o dia e horário de preferência para o atendimento. Posteriormente, a psicóloga disponível no plantão entrará em contato. O PAC funciona de segunda a sexta-feira.

Quem também precisar de apoio, também pode contar com o Centro de Valorização da Vida (CVV), basta ligar para 188 de qualquer linha telefônica fixa ou celular.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Compartilhe: