V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Primeira turma de Engenharia de Produção apresenta TCCs

A aluna Tamires Danielle conquistou nota 10 em seu trabalho de conclusão de curso

às 15h18
Todo fim de ano várias turmas de graduação do Centro Universitário Tiradentes – Unit AL apresentam seus trabalhos de conclusão de curso, mas o destaque desta vez vai para a turma de Engenharia de Produção. Os seis alunos concluíram o curso em 2018 e a aluna Tamires Danielle conquisto nota 10 em sua produção acadêmica.
Compartilhe:

Com início em 2014 a turma passou por grandes desafios e alegrias ao longo dos anos de estudos. Com muita dedicação e afinco seis alunos conseguiram concluir o curso e a aluna Tamires Danielle apresentou um trabalho intitulado “CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO APLICADO A UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES DE PEQUENO PORTE: ESTUDO DE CASO”.

“Apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso é um aglomerado inexplicável de sentimentos e conseguir tirar nota máxima na defesa é realmente um sentimento de dever cumprido, isso porque foram um ano e meio de desenvolvimento, muitas dificuldades, além disso, no decorrer do desenvolvimento ainda consegui publicá-lo em um congresso nacional de Engenharia de Produção com o trabalho não finalizado ainda”, afirma Tamires.

Confira o resumo do trabalho da Tamires.

Para se manter competitivo no mercado, empresas de diversos seguimentos buscam diminuir os custos e alcançar maiores níveis de qualidade, assim o Controle Estatístico do Processo (CEP) apresenta diversas ferramentas úteis no controle e monitoramento do processo. Desta forma, o presente estudo foi realizado em uma empresa de confecções, por meio da utilização das ferramentas do CEP, bem como a análise da capacidade do processo. O objetivo desta pesquisa é evidenciar a utilização destas técnicas que permitem a tomada de decisão de acordo com verificação da incidência de causas especiais no processo. Para tal, realizou-se visitas técnicas na empresa, a fim de identificar os principais aspectos que influenciam o processo, além de um levantamento bibliográfico para um melhor embasamento sobre os conceitos do CEP. O estudo utilizou gráficos de controle do tipo p e verificou a capacidade do processo, considerando as peças produzidas e os defeitos gerados por cada lote produzido, das camisas com proteção solar e body. Desta maneira, foi identificado que ambos os processos encontravam-se fora de controle estatístico, pois, depois de calcular os limites de controle algumas amostras encontraram-se acima destes limites o que caracteriza o processo como fora de controle, o mesmo ainda é incapaz de produzir peças sem defeitos, assim faz-se necessário inspecionar todas as peças, portanto, os resultados orientam a necessidade de se tomar ações corretivas e preventivas para a obtenção do controle do processo.

“A primeira turma é sempre um desafio mas que neste caso foi superado principalmente pelo empenho e pela dedicação dos alunos que sempre foram muito presentes nas decisões do curso. São alunos excelentes e terão muito sucesso seja qual caminho escolham”, destaca o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Líbel Fonseca.

Compartilhe: