MENU

Primeira aluna de Medicina em Mobilidade Acadêmica conta suas experiências no México

Confira o nosso bate papo com a estudante Mariana Andrade

às 12h23
A estudante Mariana Andrade, do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes – Unit AL está tendo a oportunidade de passar uma temporada de estudos no exterior. Através do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PROMAI), ela é a primeira aluna de Medicina da Unit Alagoas a ter uma experiência acadêmica em outro país.
Compartilhe:

Em um bate papo, Mariana compartilhou um pouco da sua vivência na Universidade Anahuac Mayab, no México. Confira:

1.Como foi sua decisão de cursar Medicina?

Fazer medicina nunca foi um grande sonho desde pequena, como o de algumas pessoas. Porém, a escolha foi acontecendo bem natural a partir do ensino médio. Comecei a comparar algumas profissões que eu tinha em mente em vários quesitos: afinidade, prazer em trabalhar com a profissão até o resto da vida, financeiro, e outros. Então, hoje posso dizer que cursar medicina foi uma das melhores escolhas que já fiz.

2. Sempre teve a pretensão de ir para outro país?

Sim, sempre tive! Conversava sempre com meus pais sobre um intercâmbio e eles me apoiavam bastante, mas tinha o lado financeiro que ainda era um obstáculo. Ir para outro país sempre esteve na minha listinha de sonhos, me sinto muito realizada.

3. Como surgiu essa sua iniciativa em fazer Mobilidade Acadêmica? Em qual semestre do curso de Medicina você estava?

Eu estava no sexto período (P6). Como eu sempre quis ir para outro país e sabia a importância de um intercâmbio para a vida profissional e pessoal, sempre pesquisava formas de ter uma mobilidade acadêmica ou um estágio de curto período ou até mesmo intercâmbios voluntários. Então, vi que abriu o edital do Promai e decidi tentar.

4. Para você qual a importância da mobilidade acadêmica?

Para mim a mobilidade acadêmica é uma das coisas de maior importância que eu poderia fazer nessa etapa da minha vida. Conhecer outras culturas, expandir horizontes, trazer novidades para o meu país de origem, aprender outros idiomas, dentre outras infinitas razões. Acredito que o crescimento é pessoal e profissional. E eu tenho vivido muito disso, cada dificuldade ou coisa diferente que eu tenho que enfrentar aqui, deixo a minha timidez de lado para pedir ajuda. Tenho que pensar rápido em situações que pedem agilidade e sabedoria. Acredito que a proatividade, a liderança e a autonomia são grandes qualidades adquiridas na mobilidade.

5. Porque escolheu o México? Qual a Universidade que você está?

Na verdade, vir para o México foi puro destino. Eu já estava certa que ia para a Croácia, mas a Universidade de lá informou que só haveria aulas em Croata. Então, a Tassia Gonçalves – Coordenadora de Relações Internacionais da Unit pediu para que eu escolhesse outro país. Foi então que escolhi o México, pois queria conhecer um pouco mais sobre a cultura. A universidade que eu estou aqui é a Anahuac Mayab.

6. Conte um pouco da experiência que você está tendo ai. Como são as aulas, professores, cultura.

Minha experiência aqui está sendo incrível, em todos os sentidos. Em pouco tempo que estou aqui, já vivi muita coisa, parece que você vive mais intensamente quando está em um intercâmbio. Aqui, passei a conhecer muitas culturas, lugares e outras pessoas do mundo inteiro que também estão aqui para estudar. Os professores são bem receptivos e atenciosos, principalmente na questão do idioma. Já profissionalmente falando, nós vemos realidades diferentes de como são os hospitais, atendimentos clínicos, metodologia. Então é bom ter essa visão de aprendizado diferente. A experiência está sendo gratificante! É incrível. Indico pra qualquer pessoa.

PROMAI

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), gerido pela Coordenação de Relações Internacionais, é oferecido para discentes regularmente matriculados nos cursos de Graduação objetivando a vivência de outras experiências acadêmicas e de integração aos diversos contextos e cenários internacionais, para aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes a cada área de formação, no exercício pleno do protagonismo estudantil global.

Já estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional 2020.1. Os interessados podem acessar o site e conferir o edital. Para esse semestre serão oferecidas nove bolsas de estudos para os alunos da Unit AL. As inscrições seguem até o dia 08 de março de 2020. Participe!

Compartilhe: