MENU

Prevenção: mais do que cuidar da doença, promover saúde

Atendimentos de Ginecologia e Obstetrícia estão entre os serviços de saúde gratuitos ofertados à população pela policlínica da Unit/AL

às 13h15
Compartilhe:

O dito popular ensina que prevenir é melhor do que remediar. Esta máxima é válida especialmente para a área de Saúde. O alerta é da médica e professora do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), a ginecologista e obstetra Sílvia Melo, que defende que o papel do médico não é somente curar doenças, mas promover saúde, agindo preventivamente.

Como a ginecologista costuma ser a primeira clínica das mulheres, é através dessas consultas que se detectam não somente os problemas de ordem ginecológica, mas também as mais diversas alterações de saúde. Como taxas irregulares de colesterol, triglicerídeos, glicemia e hormonais, que as pacientes nem sabiam que tinham e acabam gerando encaminhamento para outras especialidades.

“As mulheres precisam cuidar da saúde e não somente buscar um médico quando estão sentindo algo diferente, não precisa ter queixa. Por isso é imprescindível que elas passem por uma consulta com um ginecologista pelo menos uma vez ao ano. Principalmente aquelas que possuem vida sexual ativa, para fazer os exames preventivos”, alerta.

Prevenção é saúde

Silvia lembra que algumas patologias ou problemas de saúde que poderiam ser tratados precocemente se transformam em doenças graves simplesmente pelo fato do descuido com a frequência nos exames preventivos. “Um câncer de colo de útero demora dez anos para se desenvolver, então, foram dez anos sem cuidado, porque começou com uma feridinha que não foi tratada, se agravou por anos até chegar a um câncer. Se atuarmos com prevenção, gastamos menos tempo e trazemos menos sequelas à paciente do que tratar a doença já em estágio avançado”, assinala.

A medicina preventiva se torna ainda mais importante no caso das gestantes. Ter um acompanhamento pré-natal é vital para que a gravidez não tenha um desfecho ruim, afetando a mãe e ao bebê. 

“Os exames pré-natais ajudam a detectar patologias como a vulvovaginite, infecções urinárias, diabetes, hipertensão, sífilis e HIV. Descobrindo mais precocemente, temos como atuar para minimizar os efeitos danosos, evitando, por exemplo, que o bebê nasça prematuro ou com sequelas dessas doenças, até mesmo evitar a mortalidade perinatal (logo após o nascimento). Nosso objetivo é prevenir, para que o bebê seja mais sadio, podendo crescer e se desenvolver”, destaca.

Para as futuras mamães

A médica lembra que, no caso de uma gestante com sífilis e que não recebeu os devidos cuidados na gravidez, o bebê terá que permanecer no hospital por 10 a 15 dias após o nascimento, tomando medicamentos para evitar efeitos da doença, e ainda assim corre o risco de alguma sequela. No caso de mães portadoras de HIV, se tomarem o coquetel de medicamentos o risco de transmitir o vírus cai para 0,8%, quando sem a medicação o índice de transmissão fica na casa dos 60%.

“Um acompanhamento pré-natal previne ainda a má formação do sistema nervoso central, através do uso do ácido fólico. Inclusive, quem pretende engravidar pode buscar esta orientação e já começar o uso do ácido fólico antes mesmo da gravidez”, recomenda.

Entre as medidas preventivas estão ainda a vacinação contra hepatite B, tétano e influenza, orientação nutricional (que começa com a ginecologista, mas pode e deve ser melhor instruída por um nutricionista), preparação para a amamentação, além de cuidados odontológicos, já que algumas gestantes costumam reclamar de dores nos dentes, e o cuidado psicológico.

Saúde: atendimento gratuito

Tanto o atendimento de Ginecologia, Obstetrícia, Odontologia, Nutrição e Psicologia estão disponíveis gratuitamente para a população nas clínicas da Unit, em Cruz das Almas. 

O atendimento para estas especialidades é feito mediante agendamento prévio pelos telefones de cada clínica: 3311-3209 ou 98886-6911 (Clínica Médica/Policlínica); 3311-3136 (Odontologia); 3311-3139 (Psicologia e Nutrição), de segunda a sexta-feira.

A Policlínica da Unit oferece ainda consultas em Clínica Médica, Dermatologia, Infectologia, Endocrinologia, Medicina da Família, Pediatria, Cardiologia, Reumatologia, Ortopedia e Psiquiatria.

Por Iracema Ferro – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: