MENU

Prática do Ioga oferece benefícios físicos e mentais

O hábito diário do Ioga pode trazer uma melhor qualidade de vida

às 17h47
Compartilhe:

Com a pandemia, um dos assuntos mais falados e debatidos é a saúde mental. As pessoas foram afetadas de diferentes formas por terem suas rotinas transformadas pelo isolamento social e manter a mente sã, desde então, tem sido um desafio necessário para muitos. Uma alternativa para quem busca se cuidar é a prática do Ioga.

O aluno do curso de Psicologia da Unit Alagoas e professor de Ioga, Jó Ferreira, fala que esta prática proporciona saúde física e também leva o indivíduo a uma atividade psíquica mais equilibrada porque ajuda num processo de equilíbrio das esferas hormonais do corpo. Nesse sentido, o hábito diário do Ioga como atividade de relaxamento proporciona um benefício salutar. 

Manter uma respiração equilibrada e proporcionar o alongamento do corpo são os principais benefícios da atividade, mas ela também leva o indivíduo a uma prática consciente do corpo. “Quanto mais consciente, melhor será o intuito de gerenciar o estresse, o fluxo de pensamentos que às vezes vem em demasia”, explica Jó.

Outra vantagem é que o Ioga pode ser feito em casa, com ajuda de vídeos da internet. Porém, de acordo com o professor, é preciso ter conhecimento tanto da prática quanto de quem está fornecendo a atividade para evitar desconfortos corpóreos ao executar os movimentos. “É importante saber se quem está ensinando tem conhecimento de fisiologia e biomecânica, por exemplo. Determinadas posições podem causar hernias de disco, lordose, escoliose e má postura sem a orientação adequada e devida”, alerta.

Compartilhe: