MENU

Pós-graduação stricto sensu e mobilidade acadêmica, como funciona?

A Unit Alagoas possui convênios com dezenas de Instituições de Ensino Superior no exterior, possibilitando aos discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado a oportunidade de uma experiência internacional

às 18h26
Compartilhe:

Você sabia que durante a pós-graduação stricto sensu também é possível realizar um intercâmbio? A Unit Alagoas, por meio de sua Coordenação de Relações Internacional possui convênios com dezenas de Instituições de Ensino Superior (IES) no exterior, possibilitando aos discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado a oportunidade de uma experiência internacional.

Durante o intercâmbio, a aluno de mestrado e doutorado consegue vivenciar as mais diversas experiências, principalmente no que diz respeito a área de conhecimento, cursando disciplinas ou realizando parte das suas pesquisas.

Para participar de um edital de intercâmbio durante a pós-graduação, o aluno deve inicialmente participar de uma reunião com seu orientador de curso, para entender as necessidades de sua pesquisa e quais universidades parceiras atendem suas expectativas. Além de que, é importante atender a critérios específicos estabelecidos pelas instituições de ensino superior  de origem e destino,  ter bom rendimento acadêmico, domínio da língua estrangeira do país escolhido, bem como o alcance de uma pontuação média (definida conforme o curso).

Além do intercâmbio sanduíche, a Unit Alagoas possibilita que o aluno participe de outros dois programas, o Programa Embaixadores Tiradentes Junior (possibilidade de vivenciar experiências acadêmicas na University of Massachusetts Boston (UMass Boston), durante a permanência mínima de 30 dias e máxima de seis meses) e dupla titulação (discente dos cursos Pós-Graduação Stricto Sensu conquistar duas certificações, uma no país de origem e ou no país de destino da mobilidade acadêmica, no mesmo período de duração de apenas uma titulação). 

As bolsas disponibilizadas têm como destinos países como Espanha e Portugal, na Europa; México, na América do Norte; Argentina, na América do Sul; entre outros. Para saber mais  acesse as Parcerias e confira as informações completas. Além disso, você pode ter mais informações sobre a funcionalidade do programa de intercâmbio durante a pós-graduação com o setor de Relações Internacionais, que  divulga semestralmente editais de intercâmbio sanduíche e outras formas de ter vivência internacional. 

Compartilhe: