MENU

Pós-graduação discute políticas de humanização do SUS

Presidente fundadora da Ong Arte e Alegria fará parte de oficina nessa aula diferenciada

às 20h29
Na última sexta e sábado, dias 01/09 e 02/09 respectivamente, o Curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional, coordenado pela professora Elisabete Macedo, realizou uma aula sobre classe hospitalar e políticas humanização do SUS. O objetivo dessa ocasião foi de compreender os aspectos legais da política de humanização do SUS, rotinas e as práticas na classe hospitalar.
Compartilhe:

Na sexta o evento ocorreu das 19h às 22h e no sábado, palestras das 8h às 12h e as oficinas aconteceram de 13h às 17h. A aula faz parte do “Projeto Final de Curso” e tem como apoio a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU). Para falar sobre o tema e deixar os alunos seguros para a futura atuação dentro da Classe Hospitalar, a professora Mara Xavier Melnik, virá de Curitiba para compartilhar suas experiências nos mais de 10 anos de atuação na área e de seu trabalho no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

As palestras contarão as histórias no ambiente hospitalar. Já na oficina, realizada pelo projeto CONTAPRAMIM, os alunos aprenderam como contar histórias de maneira envolvente e criativa, e confeccionaram brinquedos terapêuticos. Eles também entenderam um pouco mais sobre os recursos visuais usados, as histórias, o preparo do contador e suas técnicas.

De acordo com a professora Elisabete Macedo, a oportunidade foi uma troca de experiência entre os discentes e a professora convidada com vivência na atuação em classe hospitalar.

“A aula foi importantíssima para aproximar os alunos do contexto o qual eles serão inseridos. Como no estado não temos essa referência de case para trazer aos estudantes, convidamos a professora para dar suporte vivencial nesse processo pioneiro de implantação dessa modalidade. Tivemos nessa aula a presença de representantes da SESAU e do Centro de Estudos do HGE com objetivo de fornecer informações pertinentes às práticas a serem executadas na Classe Hospitalar”, diz Elisabete.

Palestrante

Mara Xavier Melnik é graduada em Pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba em 2015. Possui experiência na área de Educação como escritora e ministrando oficina de contação de histórias em instituições de ensino. Presidente fundadora da Ong Arte e Alegria onde atua como gestora de projetos. Voluntária no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná há nove anos onde desenvolve o Programa Cuidando com Arte e Alegria.

Compartilhe: