MENU

Portas Abertas promove debates online sobre saúde mental durante pandemia

Projeto Portas Abertas tem realizado transmissões em escolas da capital e do interior de Alagoas

às 14h35
Live Colégio Logos
Live Colégio Logos
André Oliveira, coordenador do Portas Abertas na Unit AL
Colégio Divino Mestre
Compartilhe:

Em “dias normais”, o Programa Portas Abertas, do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), interage com escolas para levar aos alunos do Ensino Médio algumas experiências do Ensino Superior e dar suporte para escolhas assertivas de carreira. Hoje, nos tempos de pandemia mundial, as palestras passaram a ser online e o foco girou para saúde mental, a convivência com a família e a relação aluno-professor.

Desta forma, o Portas Abertas vem realizando a palestra “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”, ministrado por Luciana Andrade, mestra em Psicologia, preceptora do Núcleo de Estágio Clínico do curso de Psicologia da UNIT, em escolas de Maceió. Como foi em 30 de maio, com o Colégio São José – e do interior – como o Colégio Divino Mestre, em Santana do Ipanema, na véspera, e o Colégio Logos, em Palmeira dos Índios, no último dia 24, onde envolveu também a equipe pedagógica.

André Oliveira, coordenador do Portas Abertas da Unit/AL, revelou que, com a pandemia, a relação do programa com as escolas foi além da orientação profissional.

“Agora temos a preocupação de dar um suporte psicológico para esse público por conta dessa grave crise de saúde. Hoje, a educação é uma grande frente de apoio para conscientizar a sociedade em relação à importância das medidas de isolamento, por exemplo. Para isso, estudantes e professores precisam estar com a saúde mental equilibrada para ajudar que seus familiares também consigam equilibrar a sua e fazer frente à nova situação”, concluiu André Oliveira.

Como exemplo, Luciana Andrade tem destacado nas palestras as mudanças nas atividades diárias de todos, bem como o isolamento físico, mas não social, já que, segundo ela, a tecnologia tem permitido manter contatos com amigos e familiares mesmo à distância.

“É importante considerarmos que nem todos se adaptam bem a uma rotina e isso não é um problema, cada um tem sua própria dinâmica. O que esse momento nos permite é que reconheçamos nossos limites, forças, fragilidades, em como podemos reconstruir nossos modos de viver e buscar manter os horários de antes. Pois isso nos ajuda a manter uma constância e diminuir a ansiedade”, frisou.

Portas Abertas: Novas situações na pandemia

A cada palestra, a psicóloga tem dado dicas de como diminuir o medo falando sobre ele. Sobre ansiedade, sugeriu desacelerar algumas atividades e tentar acompanhar as notícias sobre a pandemia em apenas um horário do dia, abrindo o tempo restante para fazer outras atividades. Aos estudantes, direcionou outros conselhos importantes.

“Nesse momento, o aluno deve acompanhar a aula virtual, que tem sido uma saída para tentarmos cumprir o ano letivo. Também deve ter em casa um espaço para seus estudos. Se não tinha antes, esse é o momento, isso é fundamental. Os pais devem oferecer esse espaço e tempo para seus filhos. Além disso, é muito importante que o aluno se organize, se arrume, tome banho e faça sua refeição para depois entrar na aula. Faça como se fosse ir para escola”, pontuou.

Luciana Andrade destacou a nova relação aluno-professor, que apesar da distância neste tempo de pandemia, deve permanecer baseada no respeito mútuo e reconhecendo o esforço dos profissionais, que têm se dedicado ao ensino mesmo em situação adversa.

“Temos que ter cautela com esse momento novo, atípico e incerto em que milhares de pessoas estão morrendo e milhões infectadas no mundo todo. A situação é muito maior e mais grave do que perder o ano letivo. Os professores e as escolas têm feito o máximo para manter o que é possível e, alguns até sobrecarregados. Tenhamos respeito por esta categoria que tanto tem se empenhado”, concluiu Luciana Andrade.

Veja também: Saiba como lidar com o emocional durante a quarentena.

Por João Paulo Macena – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: