MENU

Poluição por agrotóxicos: quais os riscos para o meio ambiente

Nos últimos anos, o Brasil tem tido um aumento significativo na comercialização desses produtos com substâncias de agrotóxicos

às 20h48
Compartilhe:

Para relembrar a importância da conscientização sobre o uso indiscriminado de substâncias agroquímicos, foi instaurado no dia 11 de janeiro o dia do controle da poluição por agrotóxicos. 

Nos últimos anos, o Brasil tem tido um aumento significativo na comercialização desses produtos. Só no ano de 2021, mais de 500 agrotóxicos foram liberados, totalizando mais de mil no mercado, um recorde até então. 

Além de eliminar pragas, matar doenças e acabar com plantas invasoras, esses produtos  possuem malefícios ao meio ambiente como: comprometer a fertilidade do solo e diminuir também suas biodiversidade; ocasionar acidez; o ar é contaminado e as águas, além de torná-las poluídas, podem desencadear a morte de diversas espécies de plantas e animais.   

Vale  lembrar que, o uso de agrotóxicos deve ser feito com finalidade  de proteger o meio ambiente, ou seja, de maneira segura e racional.  Os agrotóxicos podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal e animal, como leite, ovos e carnes. A alternativa para evitar intoxicações segundo a Anvisa é diminuir a ingestão de produtos cultivados com o uso de agrotóxicos e preferir produtos de origem orgânica, ou seja, aqueles cujo cultivo não utiliza defensivos agrícolas bem como lavá-los corretamente antes de consumir e se preferível, remover as cascas.

Compartilhe: