MENU

Podcast: a nova onda do áudio no mundo digital

Mídia sonora tem trazidos reflexões acerca do fim do rádio

às 18h13
Compartilhe:

A revolução digital trouxe novas formas de se comunicar pela internet. Uma delas é o podcast, uma maneira de produzir e publicar conteúdo de áudio digital por meio de ferramentas e publicá-lo em diferentes canais como os serviços de streaming. No dia 21 de outubro, a mídia é celebrada como uma tendência que tem crescido bastante: segundo uma pesquisa realizada pela Globo em parceria com o Ibope, 57% da população brasileira começaram a consumir podcasts no último ano. 

Uma das grandes questões que o podcast traz é se ele substituirá o rádio. A professora dos cursos de Comunicação da Unit Alagoas, Rachel Fiúza, diz que nos últimos anos houve uma expansão dessa nova mídia. “Muita gente resolveu produzir conteúdo em áudio, mesmo quem não é da área de comunicação. Acho esse movimento bem interessante e não acredito que o podcast vá substituir o rádio, pelo contrário, acho que ele o expande porque passa a atingir pessoas que antes não tinham o hábito de ouvir mídia sonora”, comenta.

Para Rachel, o podcast é um verdadeiro exercício de liberdade porque possibilita ouvir o que quiser e quando for mais conveniente, inclusive, pode baixar os episódios e ouvir off-line. “O ouvinte não está preso a horário fixo de uma programação. Outra vantagem é que o produtor de podcast pode falar diretamente com o seu ouvinte, uma produção direcionada a um determinado público, um nicho a ser atingido de forma mais eficaz”.

Durante a programação do evento “Conversa de Jornalista”, organizado por alunos de Jornalismo da instituição e realizado esta semana, a mesa “Podcast: a nova onda do rádio” trouxe reflexões e profissionais locais para debaterem o tema. O link da transmissão pode ser acessado aqui.

Compartilhe: