MENU

Pelo mundo: como é comemorado o Halloween ao redor do mundo

Conheça um pouco sobre a tradicional festa que leva milhares de pessoas às ruas todos os anos

às 19h07
Compartilhe:

Comemorado anualmente em 31 de outubro, o Halloween é uma festa tradicional que acontece ao redor do mundo, levando milhares de pessoas às ruas. Porém, não há um acordo sobre a origem da data, alguns acreditam que a data antecede o dia dos santos, e por isso, recebe esse nome, derivado da frase “All Hallow ‘s Eve”. 

Outros acreditam que a data tem origem baseada na cultura Celta, onde o último dia do mês de outubro comemorava o rei dos mortos. A única certeza que temos é que, ao longo dos anos, as tradições se espalharam ao redor do globo, e consequentemente, cada país começou suas próprias tradições. Vamos conhecer algumas delas?

A mais conhecida das festas acontece nos Estados Unidos, onde os norte-americanos decoram suas casas com diversos adereços que remetem à data, as crianças se fantasiam e vão de casa em casa para a arrecadação dos tradicionais doces de halloween, além das lanternas de abóboras e festas. Já na Irlanda, a tradição é bem diferente dos EUA, acontecendo por todo o mês, e sendo finalizada no dia 31 do mês. Além das fantasias e decorações, é comum encontrar pequenas fogueiras nas ruas, que são usadas para jogar objetos antigos e espantar os maus sentimentos, e há também a tradição mais conhecida: a preparação de muitas comidas para deixar aos espíritos de parentes e amigos que já faleceram e que vão visitá-los no dia dos mortos, há também o  Barmbrack, uma espécie de pão especial para o Halloween, onde são escolhidos diversos objetos dentro, e é usado para brincar de prever o futuro.  

Já na Alemanha, a festa tem teor religioso, começando no dia 31 de outubro e indo até 8 de novembro, com diversas missas e cultos que relembram e rezam por todos aqueles que já partiram. Outro país que também segue essa linha de comemoração é o México, que a data é comemorada em 1º de novembro e é chamada o ‘Dia dos Anjinhos’, para fazer a alusão à memória de crianças mortas antes de serem batizadas.

Na Tailândia, a celebração recebe o nome de “Phi Ta Khon.”, e acontece com diversos desfiles, músicas, fantasias coloridas, e claro, eles levam consigo a imagem de Buda. 

Já no Brasil, a comemoração recebe influência de diversos países do mundo, e a celebração é puramente festiva, acontecendo ao longo de todo mês, com festas, músicas e fantasias. 

Compartilhe: