MENU

Para Bibliotecário da Unit "Ler é o exercício da mente"

Hábito é importante para enriquecimento do vocabulário, na formação criativa e intelectual da mente

às 16h04
Compartilhe:

Viajar sem sair de casa, conhecer outras culturas, aumento do vocabulário. Esses são alguns dos diversos benefícios que a leitura pode trazer. Mesmo com o surgimento de outras tecnologias, é indiscutível a importância dos livros na formação do cidadão. Seja na formação intelectual, exercício da mente, no desenvolvimento criativo ou social de um indivíduo.

Nesta terça-feira, 12 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Leitura. O objetivo desta data é incentivar a prática da leitura entre jovens e adultos. A data foi instituída através da Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que também prevê a celebração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil.

No Brasil, numa pesquisa realizada em 2020 (pesquisa “retratos da leitura no Brasil”) estima-se que houve uma perda de 4,6% milhões de leitores, isso em quatro anos. E também foi constatado que brasileiro lê menos de cinco livros ao ano.

O Bibliotecário da Unit Alagoas, Jadinilson Afonso de Melo ressalta o quanto é importante incentivar a leitura. “ Ler é o exercício da mente, assim como você quando quer desenvolver o corpo e precisa fazer ginástica, se você quer desenvolver a mente, você deve ler”.

Dicas para desenvolver o hábito da leitura em você:

  1. Comece pelo que você mais gosta – Na hora de fazer com que um novo hábito vire parte do seu dia a dia, quanto mais fácil, melhor. Por isso, escolha títulos que você tem 100% de certeza que irá se conectar. 
  2. Encontre os melhores momentos da sua rotina para ler – A leitura exige a sua atenção completa. É importante entender quais são os melhores horários para encaixar essa atividade.
  3. Não se pressione – Como acabamos de falar, o momento da leitura tem que ser prazeroso. Encontre o seu ritmo e aproveite o momento. 
  4. Leia com outras pessoas – Quer um incentivo a mais para a leitura? Junte pessoas próximas que também tem o objetivo de ler mais para trocarem opiniões sobre um mesmo livro. 
  5. Peça indicações – Uma ótima opção é pedir sugestões com os títulos mais recomendados. Além disso, conversar com pessoas que já conseguem ler com a frequência com que você gostaria é uma boa alternativa para descobrir como elas conseguiram chegar onde você quer. 

Por Lara Acioly – estagiária sob supervisão | Asscom Unit/AL

Compartilhe: