MENU

Para além do corpo: cuidados com a saúde mental aumentaram na pandemia

No Dia Nacional da Saúde, psicóloga do Napps chama atenção para os cuidados com a mente, principalmente nesse período de pandemia

às 14h41
Vanessa Ferreira, psicóloga do Napps
Vanessa Ferreira, psicóloga do Napps
Compartilhe:

Quando se fala em “cuidar da saúde” logo penamos nos cuidados do nosso corpo como a realização de exames periódicos (o popular check up geral) e a realização de atividades físicas. Com a ascensão da pandemia, outro aspecto ganhou mais notoriedade, a saúde mental. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 59% de seus associados perceberam um aumento de até 25% nas consultas no período.

De acordo com Vanessa Ferreira, psicóloga do Núcleo de apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps) da Unit Alagoas, é muito comum focar apenas na saúde do corpo e esquecer da saúde mental tão importante quanto (às vezes mais), pois situações que interferem no bem-estar emocional, podem e tendem a interferir a saúde física e na qualidade de vida como um todo. 

“É importante ressaltar que quando falamos de saúde mental ou bem-estar emocional/psicológico, não nos referimos a indivíduos que não estão passando por problemas, mas sim indivíduos que possuem ferramentas para lidar de uma forma mais assertiva com as questões que possam vir a se apresentar”, explica a psicóloga. 

Cuidar da mente é algo que deve ser buscado constantemente, sempre que o indivíduo sentir necessidade. “Saúde mental não deve ser tratado como tabu, e sim como algo imprescindível para nosso bem-estar tanto quanto pessoas, quanto como sociedade. Cuidando da nossa saúde mental, não estamos cuidando apenas de nós mesmos, mas também das pessoas que estão ao nosso redor que podem ser atingidas de alguma forma pela nossa maneira de lidar com as coisas, é cuidar do que nos é caro, é cuidar de algo que deve ser sempre nossa prioridade: cuidar de nós mesmos”, conclui Vanessa.

SOBRE O DIA NACIONAL DA SAÚDE

O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.

Compartilhe: