MENU

Pandemia tem colocado Psicólogos em evidência

Cuidados com a saúde mental tem aumentado a procura por profissionais da área, principalmente nestes últimos anos de pandemia

às 18h00
Compartilhe:

O dia 27 de agosto é considerado o dia do Psicólogo pois foi nesta data que a profissão foi regulamentada pelo então presidente João Goulart em 1964. Hoje, quase 60 anos depois, a profissão tem mostrado sua relevância dentro da sociedade sendo fortalecida com a chegada da pandemia, quando tanto se falou sobre “saúde mental”.

Camila Vasconcelos, professora do curso de Psicologia da Unit Alagoas, explica que a psicologia ficou muito visada na pandemia principalmente quando as pessoas se perceberam sobrevivendo a tudo que estava acontecendo. “Essa ideia de estar sobrevivendo diante de tantas incertezas, mortes e do adoecimento físico mesmo por causa da covid trouxe uma reflexão sobre a vida e o que realmente deve ser valorizado. Eu acredito que esse contexto todo coloca nós, profissionais, em alta pois a saúde mental começa a ser percebida”, comenta.

A docente explica que antes as pessoas tinham metas, objetivos e precisavam dar conta das suas atividades, porém, com a pandemia veio uma vulnerabilidade emocional diante de um contexto incontrolável. Este momento trouxe uma reflexão sobre a vida e algumas perspectivas precisaram ser reformuladas, é aí que a psicologia entra para ajudar.

“Cuidar da saúde mental em tempos de pandemia serviu como um amortecedor na queda, é como se as pessoas estivessem ali percebendo suas vulnerabilidades e fragilidades. E esse cuidado com a saúde mental vem como um conforto para essa dor que ninguém está isento de senti-la”, continua a docente acrescentando que a psicologia é apenas um das formas de cuidar da saúde mental. 

Outro ponto trazido por Camila é que a procura por ajuda psicológica tem aumentado justamente porque as pessoas têm se esclarecido melhor sobre saúde mental e se interessado mais do que nunca em se cuidar. “Elas estão ouvindo e respeitando também, isso faz parte do modo de como as pessoas se vendo e estão se permitindo se ver”.

Compartilhe: