MENU

Palográfico Informatizado é tema de palestra no Unit

Na oportunidade foi apresentado as formas de aplicação, grau de importância e pontos que são avaliados pelo teste

às 17h01
Compartilhe:

Os resultados mais expressivos na educação são frutos do tripé ensino, pesquisa e extensão. Os professores do Centro Universitário Tiradentes – Unit acreditam nisso e apostam na união entre teoria e prática. A docente Gabriela Moura do curso de psicologia convidou o psicólogo Fernando Godói para proferir uma palestra sobre o teste Palográfico Informatizado. O evento aconteceu em sala de aula e foi voltado para os alunos do 5º período.

É na disciplina de Testes Psicológicos em que os alunos do curso de psicologia do Unit estudam as teorias e formas de aplicação dos principais testes utilizados no mercado profissional. O tão famoso e expressivo teste palográfico pode ser corrigo de dois jeitos, de forma manual e de forma informatizada, que é a nova tendência no segmento.

O convidado para falar sobre o assunto foi o egresso do Unit e então Psicólogo Fernando Ramos Godói de Albuquerque – CRP 15/3987. Na oportunidade foi apresentado as formas de aplicação, grau de importância e pontos que são avaliados pelo teste. O Sistema de Correção Informatizado do Palográfico – Skip é o programa utilizado por meio da compra de licenças, auxiliando o profissional da psicologia na correção de cada folha de teste.

O momento foi duplamente enriquecedor porque o profissional também trouxe as novidades sobre a Escala de maturidade para a escolha profissional – EMEP. Instrumento que é utilizado para ajudar os alunos de ensino médio, que estão na dúvida da escolha de suas carreiras para o futuro.

“De acordo com a palestra sobre a correção informatizada do Teste Palográfico, pude perceber o quanto o programa Skip (Sistema de Correção Informatizado do Palográfico) é útil e auxilia no processo de correção, pois além da praticidade e economia de tempo, o programa oferece uma maior precisão em relação às medidas dos palos contidos na folha de resposta, e o próprio programa já formula o relatório, de acordo com o manual de instruções do teste, que contribui para a aquisição de informações a respeito de um indivíduo que se submete a um processo de avaliação psicológica”, coloca a aluna Gabriela Barros.

“É sempre importante aproximar os alunos da realidade da prática profissional do psicólogo. Penso que uma das formas de realizar tal feito é convidar profissionais que atuam na área para conversar sobre sua prática psicológica. Mais interessante ainda é valorizar a “prata da casa”, trazer um egresso da Unit, do nosso curso de Psicologia, para mostrar o quanto somos reconhecidos profissionalmente no mercado de trabalho. Fernando Godoi ainda irá completar 1 ano de formado, já foi captado pelo mercado e assume plenamente sua função de psicólogo junto às organizações. São exemplos assim que devemos valorizar e reconhecer o quanto somos capazes de alçar vôos altos. Penso que, para os alunos, a experiência de escutar um profissional explanando a respeito de seu trabalho, é muito importante pois evidencia a responsabilidade profissional e o fazer do psicólogo”, afirma a professora Gabriela Moura.

“A concorrência do mercado de trabalho começa dentro da própria universidade, por isso precisamos sempre buscar novos conhecimentos e não se deixar cair no comodismo e se contentar apenas com o conteúdo de sala de aula. A própria Unit proporciona grandes oportunidades de projetos, pesquisas, monitorias, estágios e dentre outros incentivos. Então só depende do aluno ter mais ambição e ser ousado nessa busca do conhecimento. Pois com essa capacitação, o mercado tão competitivo, acaba sempre valorizando alunos que sabem fazer desse diferencial, um grande trunfo para buscar suas conquistas profissionais. O reconhecimento desse trabalho só é possível mediante esforço contínuo do aluno e manutenção dos repertórios comportamentais de luta e perseverança ao longo da vida”, destaca Fernando Godói, que completou com a frase “Lute por seus sonhos, não se renda aos medos!” (Ouricuri Caiçara).

 

Compartilhe: