A primeira oficina foi sobre “Gerenciamento de Crise e Posicionamento a Imprensa”, com duas jornalistas. Iniciando a conversa, Isa Mendonça, assessora de comunicação da Eletrobrás explicou sobre o trabalho e o papel do profissional de comunicação em uma empresa. A assessora também deu dicas sobre media training para os inscritos, destacando o cuidado que o profissional precisa ter com a informação.
Segundo ela, o encontro teve o intuito de mostrar principalmente o Media Training, ferramenta que não é tão difundida com os alunos. “O estudante sai focado na redação, esquece o mercado da assessoria de comunicação e da comunicação corporativa, que é uma área que pode desenvolver milhares de funções” disse.
Luana Nunes, jornalista e sócia da Agência Algo Mais, falou para os alunos sobre o posicionamento que a empresa deve ter em relação à imprensa e parabeniza ainda a instituição pela escolha da área: “Os estudantes que precisam lembrar que assessoria de imprensa é uma função importante e é um cargo que hoje em dia está empregando muito. Este é um tema bem oportuno, porque a gente sai um pouco da TV e da rádio, dos holofotes, entrando nos bastidores, trabalhando a estratégia. É muito bom poder compartilhar esse conhecimento para esses estudantes sempre ávidos” disse.
A oficina “Por Trás das Lentes: Construção da Performance”, teve Geová Amorim e Thais Cardoso conversando com os alunos sobre os bastidores da TV e do rádio, desde o processo de produção, à preparação do apresentador do programa. Thais deu dicas sobre o telejornalismo e relatou experiências pessoais. “Eu sinto a necessidade de tocar as pessoas. E pra fazer isso, tenho que ser igual a elas. Preciso me equiparar destacou.
Radiojornalismo e processo criativo
Já durante a tarde, nas oficinas de “Radiojornalismo” e “Processo Criativo: Conteúdo e Imagem”, a conversa partiu para a parte prática. Os jornalistas Bruno Prótassio e Marcos Rodrigues bateram um papo com os inscritos sobre o que é o jornalismo na prática, pincelaram a história do radiojornalismo e logo passaram para parte objetiva. Foi simulado um programa de rádio e cada inscrito ficou responsável por uma editoria.
Na segunda oficina a abordagem não foi diferente, os produtores de conteúdo Carlyson Oliveira e Anthony Campos comentaram a boa surpresa que tiverem com interatividade dos inscritos. Eles instigaram os ouvintes a fazer conteúdos relacionados ao assunto: intolerância religiosa.
Texto Ana Clara Mendes e Tais Albino
Fotografia Alexandra Costa