MENU

Oficina para produção de jogos educacionais é realizada com professoras da comunidade Santo Onofre na Unit


às 13h22
As oficinas pedagógicas são instrumentos poderosos para o aperfeiçoamento didático em uma escola. Por este motivo, o Centro Universitário Tiradentes – Unit AL, através do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional, executou a Oficina de Construção de Jogos como ferramenta de aprendizagem para as professoras Cláudia e Tamires da comunidade Santo Onofre.
Compartilhe:

O objetivo foi capacitar as docentes voluntárias e tornar as aulas de reforço mais lúdica para as crianças. Segundo a professora Ana Lúcia, durante a oficina tivemos a oportunidade de trocar experiências e falar um pouco sobre nossa prática em sala de aula. Participaram da oficina as professoras Cláudia e Tamires, a Professora Ana Lúcia, a Coordenadora do Curso Elisabete Macedo e, como facilitadoras, as alunas do curso de psicopedagogia. A ação foi supervisionada pelo coordenador geral da Pós Graduação, Vinícius Minatel.

“Foram apresentadas novas ferramentas de trabalho, estratégias pedagógicas, para que, enquanto docentes, possam desenvolver novas habilidades em seus alunos. Os jogos foram apresentados por nós, alunas do curso e confeccionados pelas professoras”, afirmou a aluna Ivana.

Foi proposta aos professores a vivência com diferentes jogos para que eles possam relacionar o jogo à prática de ensinar. “Confeccionaram Parlendas Fatiada, Boliche, jogo das argolas e outros. Todos estes com o objetivo de despertar maior interesse nas áreas da leitura, escrita e matemática”, disse a aluna Ivana.

Projeto Amanhã                                                                                                                    

Em relação ao incentivo ao desenvolvimento local, nos anos de 2011 e 2012 ocorreu a implantação do Projeto Amanhã, o Núcleo de Prática Jurídica e, posteriormente, implantação da Biblioteca Comunitária na comunidade São Rafael – O Projeto Amanhã.

Como também a ação de revitalização da biblioteca comunitária que foi retomada no ano de 2019, junto às turmas de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Estratégica de Pessoas e Psicopedagogia Clínica e Institucional.

O projeto tem ganhado grande proporção, envolvendo os cursos de graduação em Comunicação, Design, Psicologia e Nutrição. São diversas ações propostas para arrecadar material escolar, jogos educativos, livros. Além da capacitação docente e a busca pelo envolvimento da família na educação e formação das 50 crianças que serão atendidas no projeto.

Compartilhe: