MENU

Obesidade pode causar riscos à saúde já na infância

A professora e nutricionista da Unit, Raphaela Costa, aponta causas e soluções para o problema da obesidade infantil

às 12h25
A alimentação rica em gorduras e açúcares é um risco para crianças
A alimentação rica em gorduras e açúcares é um risco para crianças
Compartilhe:

Manter uma boa alimentação na infância pode ser um grande desafio para os pais e responsáveis, pois boa parte das crianças preferem uma guloseima a uma fruta, por exemplo. É por isso que no dia 03 de junho foi criado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, com o objetivo de prevenir e alertar a população sobre os riscos do sobrepeso na infância.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade infantil é considerada um dos principais desafios para o século XXI e esta situação pode trazer diversos problemas para uma criança.

Raphaela Costa, professora e nutricionista do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas, explica que existem várias causas para a obesidade na infância: “O sedentarismo, a alimentação rica em gorduras e açúcares, a genética da família e até a situação socioeconômica podem ser fatores que levam a uma criança ficar acima do peso”.

A professora acrescenta que as consequências desse problema também são diversas (o bullying, a diabetes, hipertensão, problemas articulares, respiratórios) e a sua solução necessita de paciência. “No tratamento dessa obesidade é muito importante o apoio da família na mudança do estilo de vida da criança. O processo deve ser gradativo e estimulante, incentivando a prática de esportes e impondo algumas regras como comer na mesa”, concluiu. 

Entre alternativas de prevenção estão a substituição de refrigerantes por sucos, colocar para uso utensílios adequados para a idade da criança, diminuir a exposição de propagandas relacionadas a fast food e incentivar o consumo de frutas.

Por Asscom Unit/AL

Compartilhe: