MENU

Novos rumos na Nutrição

Coordenadora Theresa Siqueira acredita nas potencialidades dos discentes para a evolução do curso

às 12h27
Compartilhe:
Theresa Siqueira: “Precisamos investir, cada vez mais, no crescimento dos alunos”

Theresa Siqueira: “Precisamos investir, cada vez mais, no crescimento dos alunos”

Theresa Cristina de Albuquerque Siqueira é a nova coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes-Unit. Formada pela Universidade Federal de Alagoas-Ufal e Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública-Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro, participou de projetos de iniciação científica e de extensão, foi monitora e estagiou em diversos órgãos como a Secretaria Municipal de Educação de Maceió, Núcleo de Saúde Pública e Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas.

A primeira atuação como docente foi na graduação de Nutrição da Ufal durante quatro anos, onde supervisionava a prática de estágio e orientava TCCs. Theresa ainda trabalhou como Consultora técnica pela Organização Pan-americana da Saúde-OPAS no Ministério da Saúde (Brasília-DF), Consultora estadual na área de desenvolvimento rural e sustentável para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (Brasília-DF), Assessora nacional da área de Desenvolvimento infantil e Segurança alimentar e nutricional para a ONG Visão Mundial (World Vision), entre outros.

Após alguns anos longe de Maceió, Theresa retorna à capital Alagoana e ingressa no corpo docente do Centro Universitário, onde teve a oportunidade de acompanhar a implantação do curso de Nutrição. Lecionou durante um ano, até conquistar a coordenação do curso. “Contribuí com o Núcleo Docente Estruturante e tive a chance de participar da metodologia participativa. Já na coordenação do curso criei o Seminário Gastronômico com a contextualização do alimento e a valorização da culinária Alagoana”, destaca a coordenadora.

Entre outras ações, está o NutriAção, uma atividade que busca a participação dos estudantes para repensar a qualidade, avanços do curso e os desafios profissionais dos nutricionistas. Com a ajuda dos acadêmicos, o corpo acadêmico está implantando o IPE – Incentivo ao Protagonismo Estudantil, um espaço reservado aos representantes de turma com o objetivo de orientá-los sobre planejamento e execução de trabalhos coletivos. “Precisamos valorizar o curso de Nutrição, investindo na integração das turmas e na ampliação da comunicação entre a coordenação e os discentes. Com isso, conseguiremos maior fidelização dos alunos”, avalia a coordenadora Theresa Siqueira.

INCENTIVO ESTUDANTIL

 No curso de Nutrição existem vários alunos que desenvolvem práticas esportivas. Theresa aproveita as potencialidades de cada um no desenvolvimento de um guia de nutrição esportiva. “A ideia é reunir informações sobre o tema e aliar à divulgação do curso. Sempre que formos participar de eventos de extensão, levaremos esses dados para orientar os atletas”, diz a coordenadora.

Entre as modalidades esportivas estão Jiu-Jitsu, Surf e Body surf. “Precisamos investir no potencial desses alunos que praticam o que, diariamente, recomendamos: aliam alimentação saudável à prática de exercícios. Tenho certeza que eles serão profissionais de qualidade, baseados não somente em teoria, sobretudo na prática correta”, comenta Theresa.

 

Compartilhe: