MENU

No dia do Contador, conheça os diferenciais do curso

Unit proporciona aos alunos do curso de graduação experiência prática contábil e ainda oferta especialização para profissionais da área

às 21h06
Compartilhe:

Neste dia 22 de setembro comemora-se o Dia do Contador. O profissional é responsável por desenvolver atividades na área financeira, econômica e patrimonial. Por isso, deve estar sempre atento às atualizações das leis e ao cumprimento das obrigações, sejam elas fiscais e tributárias. Mas você sabe a origem do Dia do Contador? E tem haver com o curso superior. Confira abaixo:

Em 1945 o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-lei nº 7.988, criando o primeiro curso superior de Ciências Contábeis do Brasil.

A partir disso, também foi estabelecido o Dia do Contador, portanto, esta comemoração se trata de um fato histórico. Até então haviam dois cursos técnicos de Contabilidade e de Contador, no entanto, eles não tinham validade como ensino superior.

O Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas proporciona aos alunos da graduação em Ciências Contábeis o acesso à melhor estrutura física para que os futuros contadores participem de atividades práticas e simuladas. Assim, podem estar muito mais próximos do que é feito em exercício profissional.

A graduação em Ciências Contábeis da Unit capacita os alunos a trabalharem com os processos de abertura e encerramento de empresas e gestão tributária e financeira, na área pública e privada, podendo abranger inclusive a gestão patrimonial e financeira de pessoas físicas.

Os alunos experimentam a prática contábil das áreas financeira privada e governamental, auditoria, perícia, custos e controladoria. Um exemplo das práticas realizadas pelo curso são projetos como o Atendendo à Receita, que auxilia a população na declaração do imposto de renda pessoa física. Na oportunidade, os estudantes do curso atuam sob a supervisão de profissionais atuantes no mercado de trabalho, e por professores da área contábil responsáveis por analisar e assegurar que o trabalho desenvolvido pode ser submetido à Receita Federal.

Além disso, a matriz curricular desse curso de graduação que possui quatro anos de duração, é sempre atualizada de forma a acompanhar as mudanças do mercado de trabalho.

Curso de Especialização

Além do curso de graduação, a Unit oferece ainda cursos de especialização para os profissionais da área. Os profissionais de controladoria estratégica são fundamentais na gestão das organizações realizando cálculos, estudos, implementações e controles. São eles que atuam no auxílio à tomada de decisões junto a gestores dos mais altos postos dentro de uma organização. Para trabalhar nesta área é necessário se especializar e na Unit Alagoas o curso é oferecido na modalidade de pós-graduação, destinando-se a formados em Ciências Contábeis e áreas afins.

Com duração de dois anos, o curso estimula competências técnicas e pessoais para que os profissionais atuem na gestão desenvolvendo uma visão abrangente sobre diferentes modelos organizacionais que requerem eficiência para atuação em um ambiente econômico extremamente competitivo. 

Compartilhe: