MENU

Nesses festejos juninos evite queimaduras

A professora Cristine Gusmão dá dicas de como evitar e cuidar dessas lesões

às 12h50
Compartilhe:

Com a chegada da época junina e as vendas de fogos, os cuidados com queimaduras, principalmente com crianças, devem ser redobrados. A professora de Urgência e Emergência do curso de Enfermagem da Unit Alagoas, Cristine Gusmão, explica como evitar e cuidar dessas lesões.

A primeira coisa que a docente pontua é não usar álcool para acender fogo. Quando for acender, fogueira ou fogos em geral, evitar higienizar as mãos com álcool em gel, pois até ele tem possibilidades mínimas de causar uma lesão. “As crianças devem brincar sob supervisão de adultos, principalmente no uso de fogos, sempre deixando-os longe do rosto”, alerta.

Se com todos os cuidados a queimadura acontecer, a pessoa machucada deve se afastar rapidamente da fonte de calor e deixar a parte afetada sob água corrente limpa e em temperatura ambiente de três a cinco minutos. Cristine também recomenda que não seja usada nenhuma substância no local afetado e, caso a queimadura forme bolhas, não estourar. Todos os procedimentos e recomendações devem ser feitos por uma avaliação médica.

Nesses festejos diga não a acidentes que podem ser prevenidos. No caso de situações mais graves acione os serviços de socorro do SAMU (192), do Corpo de Bombeiros (193) ou dirija-se a uma emergência hospitalar.

Compartilhe: