MENU

Napps auxilia na organização dos estudos para o novo ano letivo

Alunos já estão organizando seus cronogramas e rotinas de estudos, e contam ainda com assistência individualizada da Unit

às 17h09
Confira dicas de como montar cronograma de estudos
Confira dicas de como montar cronograma de estudos
Compartilhe:

Um novo ano letivo é sempre um desafio, ainda mais durante uma pandemia que se estende. Como novos desafios pedem novas abordagens, a estudante Taciana Amâncio, do 10º período de Psicologia, do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) já está se preparando para retomar as aulas de forma organizada e produtiva. E para dar esse reforço, o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps) da Unit, ajuda centenas de estudantes a organizar sua rotina de estudos, ainda mais nessa época tão peculiar.

Somente no semestre passado foram 1.380 atendimentos, com mais de 350 retornos. “A procura pelos serviços do Napps superou nossas expectativas porque os atendimentos estavam acontecendo exclusivamente de forma remota. Mas essa demanda é justificável, já que os estudantes não estavam habituados às aulas online, mas precisaram adequar-se por causa da pandemia do coronavírus”, aponta a psicopedagoga Verônica Wolff.

Taciana Amâncio, viu no Napps uma forma de organizar seus estudos na reta final do curso e já procurou a orientação para este primeiro semestre de 2021. “Tenho as atividades normais do período, TCC [Trabalho de Conclusão de Curso], estágio e ainda estou estudando para concurso, por isso recorri ao Napps e minha experiência tem sido muito boa. Consegui organizar melhor a minha agenda e, seguindo o cronograma que fizemos, acredito que vou ter um semestre produtivo, mais focado e menos estressante”, assinala a acadêmica.

Se engana quem pensa que apenas alunos podem receber atendimento do Napps. Professores e colaboradores da instituição de ensino também dispõem deste benefício. Afinal, os educadores possuem diversas atribuições: planejar as aulas com conteúdo sempre atualizado, estudar, lecionar, fazer e corrigir avaliações, orientar TCC, participar de bancas examinadoras e ainda cuidar da vida pessoal.

Como otimizar os estudos

Verônica Wolff dá cinco dicas importantes para otimizar os estudos:

1 – Organize a agenda da semana por prioridades;

2 – Mantenha o foco nas atividades de cada dia;

3 – Monte um cronograma de estudos;

4 – Estude uma disciplina por vez;

5 – Mantenha uma boa alimentação, sono e atividades físicas.

Formas de ensino

Verônica Wolff lembra que a metodologia de ensino dos cursos superiores é bem diferente da utilizada na educação fundamental e ensino médio, daí muitos alunos encontram dificuldade em se adequar ao novo momento no começo do curso, que demanda mais autonomia do estudante. Para auxiliá-los na organização e otimização do tempo e lidar com essas novas realidades, a Unit criou e estruturou o Napps.

O núcleo oferece atendimento em três áreas: Psicopedagogia, Psicologia e Assistência Social. “A equipe multiprofissional trabalha de forma integrada tanto da parte pedagógica, quanto emocional, familiar e de relacionamentos. Desde que entramos na pandemia, os atendimentos são feitos de forma remota, por WhatsApp ou email”, completa Verônica.

Seu foco principal é na Psicopedagogia, para atender a necessidade de organização das atividades desenvolvidas na graduação. É sugerido ao aluno um cronograma, que é debatido em um novo atendimento e até alterado, se houver a necessidade. “Ajustada esta parte, 15 dias depois marcamos o retorno, para termos um feedback. Geralmente, antes do período de provas, reestruturamos o calendário com prioridade às disciplinas com maior dificuldade”, esclarece.

Atendimento integrado  

Quando é verificada a necessidade de atendimento psicológico para o aluno, o trabalho é direcionado para que ele receba este acompanhamento. “O Napps não é um consultório, nós acompanhamos e ajudamos os alunos a se organizarem, sobrepujar uma ansiedade momentânea. Se houver a necessidade de Psicoterapia, encaminhamos o estudante para a Clínica de Psicologia da Unit ou, se ele tem plano de saúde ou prefere um psicólogo particular, indicamos que busque este atendimento específico”, afirma Verônica.

E, entendendo o aluno na sua integralidade, o Napps também disponibiliza o acompanhamento de Assistência Social, pois  alguns estudantes apresentam deficiências, transtornos de aprendizagem, autismo. “Temos quatro intérpretes de Libras para acompanhar nossos alunos surdos. Para os alunos que possuem necessidade diferenciada, há uma dilatação do tempo de prova. Como as atividades estão acontecendo de forma online, estes alunos começam a prova com o restante da turma e a parte extra é feita com o acompanhamento de um profissional do Napps”, aponta Verônica Wolff.

Por Iracema Ferro – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: