Todos os alunos do curso de Direito, do 1º ao 10º período, poderão participar assistindo aos julgamentos, pois se trata de uma prática que compõe as Atividades Complementares, bem como as atividades de Prática de Estágio Obrigatório. Entretanto, 16 estudantes já estão cotados para atuar diretamente nos processos. O mutirão específico do Tribunal do Júri foi proposto para realizar exclusivamente julgamentos dos crimes dolosos contra a vida que já tramitam nas Varas Criminais da Comarca da Capital de Alagoas.
Na ocasião, atuaram os novos magistrados do último concurso do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas – TJ-AL. O evento também contou com a presença do Desembargador Fernando Tourinho.
Além de ser uma oportunidade de aprendizado ao aluno de Direito, o mutirão é uma oportunidade de contribuir para o funcionamento da justiça. “O problema que acontece no Brasil todo é que os processos estão aumentando e a estrutura não. Então daqui a 10 anos, se não fizermos esses mutirões, o judiciário ficará completamente inviável”, explica o subcoordenador da Justiça Itinerante, Dr. José Miranda Santos Júnior.