MENU

Museu de História Natural divulga programação da 14ª Semana Nacional dos Museus

As atividades acontecerão na sede do museu localizada na Praça da Faculdade

às 19h05
Compartilhe:

Palestras, apresentações culturais, mesa-redonda, visitas à exposição, entre outras atividades integram a programação do Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) durante a 14ª Semana Nacional de Museus. O evento acontecerá entre os dias 16 e 22 de maio e comemora o Dia Internacional do Museu, 18 de maio.

O evento é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece em museus de todo o país. O tema deste ano é Museus e Paisagens Culturais e tem com objetivo atrair a atenção das pessoas para a importância dos museus e do patrimônio cultural como representação da identidade e memória de um povo.

A programação é voltada para estudantes e professores da educação básica, das universidades e o público em geral. O evento é gratuito e acontece na sede do museu, localizada na Av. Amazonas, Prado (Praça da Faculdade).

Durante o evento, o MHN receberá convidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Sindicato de Guias de Turismo (Singtur), professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICBS) da Ufal e artistas que promoverão as atividades culturais da semana.

Programação:

16/05

14h – Palestra de abertura: Museus e Paisagens Culturais – Prof. Dr. Jorge Luiz Lopes e Tallianne de Andrade Leal Arquiteta e Urbanista da Superientendência do IPHAN- AL

16h – Apresentação Cultural (Grupo de Percussão)

17/05

9h – Palestra de abertura: Museu: espaço de formação e interação – Prof. Me. Saulo Nicácio (ICBS-UFAL).

Mediadora: Ma. Cíntia Rodrigues (Museóloga MHN-UFAL)

Mesa Redonda: Museus e Educação

A importância do museu para o ensino de ciências e biologia – Profa. Ma. Maria Danielle Araújo Mota (ICBS-UFAL)

Os Museus como território para o ensino e a aprendizagem – Mestrando Carlos Correia (Biólogo MHN-UFAL)

A Educação Patrimonial como ferramenta para a “alfabetização cultural” – Mayana de Castro (Arqueóloga MHN-UFAL)

14h – Mesa Redonda: Turismo em museus

Mediadores: Prof. Dr. Jorge Lopes (ICBS-UFAL; MHN/UFAL) e Profa. Dra. Ana Paula Lopes (IGDEMA-UFAL; MHN/UFAL)

Turismo em museus – Henrique Dantas (Presidente do Sindicato de Guias de Turismo – Singtur)

Turismo ambiental e estudo do meio – Prof. Dr. Renato Gaban-Lima (ICBS-UFAL; MHN/UFAL)

18/05

14h – Convivência com a seca: a recuperação de nascentes como alternativa – Mestranda Leila Caroline Salustiano Silva (PPGG/UFAL)

19/05

9h – Palestra: Arqueologia, museu e identidade: conhecer para valorizar; valorizar para preservar – Mayana de Castro (Arqueologia MHN-UFAL).

10:30h – Palestra: Jardim vertical e compostagem doméstica: da montagem a manutenção -Maria Carolina Padilha (Engenheira Agrônoma / Técnica MHN-UFAL)

Eládio Pereira de Santana (Graduando em Ciências Biológicas – ICBS / Bolsista Etnobotânica MHN-UFAL).

14h Palestra: A coleção herpetológica do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas” –  Ma. Selma Torquato (Herpetologia MHN-UFAL).

15:30 Palestra: A coleção de mamíferos do Museu de História Natural: 4 anos de avanços – Ma. Anna Ludmilla Nascimento (Mastozoologia MHN-UFAL).

20/05

15h – Biblioencanta (Grupo de contadores)

O grupo de contadores irá trabalhar as paisagens culturais de Maceió, trazendo algumas lendas como a Mulher da capa preta, Sereia, Mulher da Praça da Maravilha, etc.

 

Compartilhe: