MENU

Mobilidade com a Unit: conheça os parceiros do Grupo Tiradentes no México

Nossa viagem pelas universidades parceiras continua, e dessa vez, desembarcaremos no país latino-americano, o México

às 18h22
Universidad Anáhuac Mayab
Universidad Anáhuac Mayab
Compartilhe:

Nossa viagem pelas universidades parceiras do Grupo Tirantes continua. Dessa vez, saímos da Europa e desembarcaremos no México, um país que fica localizado nas fronteiras dos Estados Unidos e Guatemala, e possui diversas semelhanças com o Brasil, incluindo o calor humano de seu povo e seu histórico rico em cultura popular. Além disso, o país troca um amplo conhecimento com as universidades do Grupo Tiradentes, e atualmente, o país conta com 10 instituições parceiras. 

Então, apertem o cinto pois hoje conheceremos essas instituições. 

Universidad Anáhuac Mayab

Fundada em 1984, a Universidad Anáhuac é administrada  pela congregação católica Legionários de Cristo e está entre as principais instituições de ensino do México, sendo considerada uma instituição de ensino superior de natureza privada e ficando localizada em Mérida. Um fato curioso é que a universidade foi construída em cima de uma antiga cidade maia, e hoje conta com mais de 30 cursos de graduação, 11 mestrados,três doutorados e mais de 60 laboratórios, além de que a instituição recebe alunos de 219 universidades ao redor do mundo. 

Universidad de Monterrey

A Universidade de Monterrey fica localizada na cidade Monterrey, uma das maiores e mais modernas do país, e recebe a natureza de instituição de ensino superior privado e católica. Fundada em 1969, a instituições seguem princípios como:  respeito, liberdade, dignidade e responsabilidade social; além disso, a universidade é aberta a todas as crenças. Para quem deseja seguir na vida acadêmica, a instituição é uma ótima escolha, afinal, a Universidad de Monterrey investe fortemente na prática de pesquisa e extensão. 

Universidad Veracruzana

Localizada no Golfo do México, a instituição de Veracruzana foi fundada em 1944 e tornou-se autônoma em 1996. Atualmente, a universidade é considerada a maior do setor público do México, estando presente através de matrícula em pelo menos 27 matrículas. A Universidade tem como base princípios como: dignidade, igualdade, não discriminação, responsabilidade, solidariedade, democracia, respeito, honestidade e justiça, além de que, há a funcionalidade de  políticas de desenvolvimento sustentável e inovação. 

Universidad Popular Autónoma Del Estado de Puebla

Criada em 1973, a instituição fica localizada em um dos destinos mais conhecidos do México: Puebla, e oferece um espaço amplo para uma formação completa, contando com mais de dois campis e mais de 100 laboratórios para uso dos alunos da instituição. A instituição, assim como a cidade de Puebla, conta com a fusão da modernidade e a tradição, criando assim um espaço propício para uma boa formação. 

Você pode conhecer todas as universidades parceiras através desse link: https://www.grupotiradentes.com/international/instituicoes-parceiras-do-grupo-tiradentes/

Entenda como estudar em uma universidade do México

Para estudar em uma universidade parceira do Grupo Tiradentes, o interessado deve participar de um edital  de mobilidade acadêmica, entre eles o  Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), que abre inscrições semestralmente.  

O primeiro passo é consultar o edital disponível, verificando os pré-requisitos de seleção e consultando quais os cursos oferecidos; posteriormente, é importante que o candidato conheça a instituição parceira que deseje ingressar, sua cultura e educação. Também é importante entrar em contato com a coordenação de seu curso e com o setor de Internacionalização da Unit Alagoas. 

As informações e dúvidas são sanadas através do  site de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes ou pelo e-mail international@unit.br.  

Compartilhe: