MENU

Mobilidade com a Unit: conheça as universidades do Grupo Tiradentes em Portugal

Atualmente o país conta com 15 universidades parceiras

às 19h32
Compartilhe:

E nossa viagem continua ao redor do globo conhecendo os países parceiros do Grupo Tiradentes no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional. E hoje, vamos desembarcar em Portugal, um país com tantas semelhanças culturais e linguísticas com o Brasil, e que semestralmente vem recebendo centenas de estudantes em suas 15 universidades parceiras. 

Então, vamos nos acomodar bem e apertar o cinto para conhecer as principais instituições parceiras. 

Instituto Politécnico de Bragança

O Instituto Politécnico de Bragança é uma instituição de ensino público de ensino superior, com o propósito de promover formação de qualidade com foco em extensão e pesquisa. Atualmente a Universidade é composta por cinco escolas, quatro em Bragança e uma em Mirandela, sendo elas: Escola Superior de Bragança; Escola Superior de Educação de Bragança; Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança; Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela; Escola Superior de Saúde de Bragança. 

Instituto Politécnico de Castelo Branco

Fundada em 1980, o Instituto Politécnico de Castelo Branco é uma instituição de Ensino Público com propósito de produzir e difundir conhecimento através de ciência, investigação e inovação, atualmente suas escolas são: Escola Superior de Educação, Escola Superior Dr. Lopes Dias, Escola Superior de Gestão, e Escola Superior de Tecnologia.

Instituto Politécnico de Coimbra

O Instituto Politécnico de Coimbra surgiu em 1978, e é considerado uma instituição de ensino público. A instituição fica localizada bem no centro litoral de Portugal, na cidade que é considerada como sendo dos estudantes. Atualmente o instituto conta com seis escolas, sendo elas: Escola Superior Agrária de Coimbra; Escola Superior de Educação de Coimbra; Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra; Escola Superior de Tecnologia e Gestão de oliveira do Hospital; Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra; Instituto Superior de engenharia de Coimbra. 

Instituto Politécnico de Guarda

O Politécnico de Leiria  é uma instituição pública de ensino superior, que iniciou a sua atividade em 1980. Atualmente a instituição valoriza os processos inovadores e com ampla qualidade, contando com 14 mil estudantes, sendo 1.500 internacionais. As escolas formadoras da instituição são: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais; Escola Superior de Tecnologia e Gestão; Escola Superior de Saúde; Escola Superior de Artes e Design; Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. 

Instituto Politécnico do Porto

A instituição foi fundada em 1852 como Escola Industrial do Porto, e posteriormente foi nomeada de Instituto Politécnico do Porto, isso em 1985. Atualmente a instituição é composta por três campus, sendo um em Porto e na linha fronteiriça da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, alberga e  Tâmega e Sousa, são compostas pelas escolas de: Instituto Superior de Engenharia; Instituto Superior de Contabilidade e Administração; Escola Superior de Educação; Escola Superior de Saúde; Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo; Escola Superior de Media Artes  e Design; Escola Superior de Hotelaria e Turismo; Escola Superior de Tecnologia e Gestão. 

Universidade de Lisboa 

Considerada uma das principais da Europa, a Universidade de Lisboa fica localizada na capital do país, e atualmente recebe mais de 9.500 alunos, sendo 18% alunos provenientes de todos os países do mundo.  

Você pode ter acesso a lista completa dos países parceiros da Unit aqui: https://www.grupotiradentes.com/international/instituicoes-parceiras-do-grupo-tiradentes/

Como estudar em uma instituição em Portugal?

Para estudar em uma universidade parceira do Grupo Tiradentes, o interessado deve participar de um edital  de mobilidade acadêmica, entre eles o  Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), que abre inscrições semestralmente.  

O primeiro passo é consultar o edital disponível, verificando os pré-requisitos de seleção e consultando quais os cursos oferecidos; posteriormente, é importante que o candidato conheça a instituição parceira que deseje ingressar, sua cultura e educação. Também é importante entrar em contato com a coordenação de seu curso e com o setor de Internacionalização da Unit Alagoas. 

As informações e dúvidas são sanadas através do  site de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes ou pelo e-mail international@unit.br.  

Compartilhe: