MENU

Mobilidade Acadêmica amplia possibilidades de estudantes internacionais

Aprendizado, vivência da cultura brasileira, desafios e diversão são itens que atraem alunos internacionais para programas de mobilidade acadêmica

às 23h45
Alunos que procuram a mobilidade acadêmica internacional buscam uma experiência que envolve aprendizado, desafios, crescimento e diversão
Alunos que procuram a mobilidade acadêmica internacional buscam uma experiência que envolve aprendizado, desafios, crescimento e diversão
Compartilhe:

Por meio de parcerias com mais de 80 instituições de ensino superior estrangeiras, o Grupo Tiradentes tem programas de mobilidade acadêmica que permitem receber estudantes de diversos países, que têm acesso completo ao campus e, inclusive, a possibilidade de cursar estágios obrigatórios e usufruir de toda a estrutura Google for Education, laboratórios e salas de aula muito bem equipados.

A coordenadora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Julia Gubert, explica que o Brasil é um país com baixos níveis de mobilidade acadêmica internacional. “Seja de alunos brasileiros indo para o exterior (outgoing) ou de alunos internacionais vindo ao Brasil (incoming), mas a segunda é ainda menos expressiva”, resumiu.

No Grupo Tiradentes, a principal modalidade para os alunos internacionais é a mobilidade acadêmica internacional, através da qual eles podem vir ao Brasil para cursar um ou dois semestres nas instituições de ensino do GT. 

Os alunos internacionais que vêm ao Brasil buscam não só a excelência acadêmica, mas também a possibilidade de vivenciar a cultura brasileira. De forma geral, todos os alunos que procuram a mobilidade acadêmica internacional buscam uma experiência que envolve aprendizado, desafios, crescimento e diversão. O que torna a experiência única é, também, aprender muitas coisas que não são acadêmicas, são culturais, pessoais e sociais.

Além da interação dentro da universidade, os estudantes podem hospedar intercambistas que terão outras vivências mais imersivas no cotidiano da vida do brasileiro e, em especial, dos sergipanos, alagoanos e pernambucanos, pois conseguem desfrutar do ambiente familiar e fazer amizades sólidas.

ProMAI 

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) é o maior do Grupo Tiradentes e funciona por meio da publicação de uma chamada aberta. Nele, os estudantes vêm ao Brasil para cursar um ou dois semestres nas instituições do GT. O aluno terá equivalência das disciplinas quando retornar ao seu país de origem.

Segundo Júlia, o GT busca ampliar as possibilidades dos alunos internacionais. “Sugerimos projetos de extensão e internatos em nossas instituições. Esperamos que, com essa nova abordagem, seja possível atrair alunos de mobilidade de curta-duração, ou seja, que venham buscando objetivos específicos além da formação tradicional”, explicou.

Para atender esses estudantes, existe o projeto Universidade Internacional, que oferece aulas de inglês, com prática oral e gramatical. O objetivo é capacitar docentes e colaboradores para o acolhimento dos estudantes de intercâmbio. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: