MENU

Mesa Redonda: A luta contra o extermínio do povo negro


às 14h47
O curso de Serviço Social do Centro Universitário Tiradentes – Unit realiza uma mesa redonda com a temática “A luta contra o extermínio do povo negro”. O evento acontece nesta quinta-feira, 17, às 18h30, no auditório I, do campus Amélia Maria Uchôa.
Compartilhe:

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra, a data é uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, o qual oferecia resistência às formas de opressão ao povo negro.  Após séculos de lutas, a cultura de origem africana permanece alvo de preconceito e discriminação.

Nesse contexto, o curso de Serviço Social do Centro Universitário Tiradentes – Unit, pautado no Código de Ética do/a Assistente Social, que traz com um de seus princípios o “Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação dos grupos socialmente discriminados e a discussão das diferenças”, promove a realização desta mesa redonda, tendo em vista que aumentou a violência contra o povo negro.

De acordo com o Relatório de Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial 2014, os jovens negros são duas vezes e meia mais vítimas de homicídio do que os jovens brancos, essa tendência revela ainda que há um conjunto de fatores somado a essa realidade como as condições socioeconômica, o Índice de Desenvolvimento Humano baixo, problemas de evasão escolar, renda per capta extremamente baixa. Nas discussões também serão apresentadas as formas de enfrentamento necessárias a essa realidade perversa contra o povo negro.

Compartilhe: