Em clima de boas-vindas, o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) realizou o MedCalouros 2021.1, nesta segunda-feira, 1º de fevereiro. De forma virtual, pela plataforma do Google Meet, os calouros do curso de Medicina foram recebidos pelo Reitor da Unit AL, Profº Dario Arcanjo de Santana que transmitiu as boas energias aos novos alunos e a vivência que passarão a ter com toda a estrutura e qualidade que a melhor de Alagoas possui.
“Queremos registrar a nossa gratidão por terem confiado à nossa instituição a formação acadêmica e profissional de todos os alunos. Tenham certeza de que a Unit Alagoas vai emitir todos os esforços, para que todos tenham uma formação qualitativa, que realmente prepare para o exercício da profissão. Uma área nobre, com uma grande importância para a sociedade. Também quero reforçar toda a nossa estrutura laboratorial para que possam ser desenvolvidas as atividades práticas, as parcerias com as redes hospitalares e unidades de saúde de Alagoas para o desenvolvimento das habilidades e competências, e vivenciarem as experiências necessárias”, ressaltou o Reitor da Unit Alagoas, Profº Dario Arcanjo de Santana.
Em seguida, o Pró-reitor de Graduação, Profº Cristiano Montenegro explicou como os alunos podem contar com o setor para o acompanhamento da graduação, bem como fez uma saudação especial para alunos que são de outros estados, como Pernambuco, Sergipe, Paraíba e optaram por estudar Medicina na Unit Alagoas.
A programação do MedCalouros segue até a quarta-feira, dia 03/02. Na terça-feira (02), haverá das 10h às 12h15, a apresentação dos setores Napps e Pesquisa; e das 17h às 18h, Biblioteca. Já na quarta-feira (03), a programação inicia às 09h30, com a apresentação das entidades acadêmicas ;10h30 com a temática ‘Desmistificando o PBL’; 14h será uma simulação da tutoria; 15h dicas de como encontrar materiais de estudo e 16h a apresentação de mapas mentais e conceituais.
Coordenações de Medicina
Uma novidade também se inicia na Unit Alagoas. A partir desse ano, os cursos de graduação terão coordenações diferenciadas por área, com responsabilidades distintas e estratégicas, objetivando dar ainda mais eficiência, foco e assertividade à gestão.
A nova estrutura organizacional do curso de Medicina contará com as professoras Ana Luiza Excel – Coordenadora de Área; Ana Carolina Calles – Coordenadora Operacional; e Marina Viegas – Coordenadora Pedagógica.
Ressaltando os cuidados com a biossegurança, Ana Luiza Excel – coordenadora da área de Ciências Biológicas e da Saúde, explicou que as coordenações estão à disposição para apoiar os alunos e acompanhar todo o desenvolvimento pedagógico.
Docente desde 2015 na instituição, Mariana Viegas – coordenadora pedagógica, falou sobre a importância da formação em construir um profissional preparado que seja apto a atuar na nossa saúde pública, principalmente, do estado de Alagoas. “Eu costumo dizer que o estudante de medicina tem um apelido, e esse apelido é abdicação. Porque eu, sendo médica há quase 20 anos, eu compartilho com todos os anseios, angústias, dúvidas e sacrifícios que tiveram para estar aqui, como estudantes. Portanto, compreendo os seus sonhos e a vontade de fazer a diferença que é ajudar ao próximo”.
Início das aulas
Ainda durante a manhã de hoje, os calouros de medicina participaram de uma aula inaugural com a Profª Sara Dominique, mostrando sobre o ser médico, os desafios, responsabilidades e alegrias da profissão.
Ainda diante da pandemia do novo coronavírus, as atividades do Centro Universitário Tiradentes vêm sendo desempenhadas de forma escalonada e com distanciamento social controlado, prevendo – na maior parte, ainda a hibridização do ensino neste primeiro momento. Serão realizadas apenas aulas práticas das disciplinas de anatomia e clínicas.
No Campus, para as aulas práticas, a máscara é item obrigatório para todos e o tipo face shield (viseira) para uso dos professores nas aulas. Também há verificação de temperatura de todos que entrarem na instituição. Dispenser e totens de álcool gel estão distribuídos ao longo de todo o campus, bem como tapetes sanitizantes instalados no acesso dos prédios.
Metodologia PBL
A UNIT em Alagoas procura formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, por isso tem como pilares a excelência e qualidade de ensino. A grade curricular do curso de Medicina da UNIT em Alagoas foi elaborada de forma a associar a teoria e a prática relacionadas aos sistemas do corpo humano e suas patologias, melhorando, assim, a atuação generalista e humanizada dos médicos.
O Curso de Medicina da UNIT foi pioneiro em Alagoas ao implementar o método de Aprendizagem Baseado em Problemas (PBL), criado há 30 anos pelas Universidades de MacMaster, no Canadá, de Maastricht, na Holanda. As melhores práticas da medicina são ensinadas pelos professores da UNIT em Alagoas, os quais estão capacitados para transmitir seus conhecimentos acadêmicos e profissionais. Os futuros médicos desenvolvem habilidades para a prevenção, o diagnóstico e a recuperação da saúde de seus pacientes.
“Nosso corpo docente é altamente qualificado, capacitado para desenvolver as atividades na metodologia ativa do PBL, no qual os alunos serão orientados de forma adequada no cotidiano acadêmico, para dialogar e adquirir todo o conhecimento necessário para que sejam bons médicos”, destacou o Reitor da Unit.