MENU

MedCalouros 2021.2 teve aula inaugural sobre o exercício da profissão

Recepção de novos alunos de Medicina iniciou na última sexta (30) e segue até quarta (04)

às 18h29
Palestra foi ministrada pelo professor e médico Samir Buainain Kassar.
Palestra foi ministrada pelo professor e médico Samir Buainain Kassar.
Compartilhe:

A semana de recepção dos novos estudantes de Medicina da Unit Alagoas, MedCalouros, teve início na última sexta-feira (30) e vai até quarta-feira (04) de forma remota. Compondo a programação, nesta segunda-feira (02), foi realizada o momento institucional e uma aula inaugural com o tema “Como é ser médico na alegria e na tristeza”, ministrada pelo professor e médico pediatra Samir Buainain Kassar.

De acordo com o docente, a intenção da aula foi apresentar aos estudantes o que eles irão encontrar dentro do ambiente universitário, e também quando formados, no mercado de trabalho.

O primeiro ponto a ser apresentado foi a partir do significado da palavra medicina, que vem do latim mederi e significa saber o melhor caminho. “De acordo com William Osler, médico canadense, a medicina é uma ciência de incerteza e uma arte de probabilidade. Isso significa que como profissionais devemos sempre encontrar o melhor caminho, pois nem sempre a cura existirá”, explica.

Outo ponto trazido por Samir foi sobre o mercado de trabalho e o alto crescimento de profissionais da área. Dentro disso, o professor reforçou que ainda há a necessidade de médicos no serviço público de acordo com a realidade brasileira e que novas doenças podem surgir, necessitando de especialistas.

A programação do MedCalouros continua amanhã com a apresentação da metodologia do curso e os métodos avaliativos. Na quarta, as apresentações institucionais continuam com os colaboradores responsáveis pela Biblioteca, Mentoria, Internacionalização, Pesquisa e Ligas Acadêmicas, Napps e Carreiras respectivamente.

Compartilhe: